Albufeira | Município assinala 10 anos de Terapia da Fala à Disposição da Comunidade Educativa do Concelho

Regionais
Tools
Typography

No passado mês de abril, o Município de Albufeira assinalou a primeira década de existência do serviço Municipal de Terapia da Fala à disposição da comunidade educativa do concelho. O serviço, que ao longo destes 10 anos recebeu cerca de 400 crianças, é responsável pela prevenção, avaliação, diagnóstico, tratamento e estudo da comunicação e perturbações ao nível da fala e da linguagem. O presidente José Carlos Rolo sublinha “que se trata de mais uma medida, inserida num amplo conjunto de ações, que tem por objetivo promover o sucesso educativo das futuras gerações”.

Em 2011 o Município de Albufeira criou um serviço de Terapia da Fala, destinado a crianças a frequentar o pré-escolar e o 1º ciclo do ensino básico da rede pública do concelho, cujo objetivo passa por disponibilizar acompanhamento individual e terapia específica a alunos referenciados pelos diversos agrupamentos escolares do concelho, apoio às famílias e consultoria técnica à comunidade educativa.

A equipa integra duas Terapeutas da Fala, duas Psicólogas Educacionais e, mais recentemente, uma Terapeuta Ocupacional, sendo que, ao longo da última década, passaram pelo serviço cerca de 400 crianças para observação, avaliação e intervenção no âmbito de necessidades detetadas ao nível da fala e da linguagem oral e escrita.

O serviço de Terapia da Fala conta com um programa de competências orais destinado à aprendizagem da leitura e da escrita, o qual, de acordo com a informação disponibilizada pelas terapeutas, tem passado por várias fases de evolução, ao longo dos anos em que tem vindo a ser aplicado nas várias salas dos Jardins de Infância do Concelho. Presta, ainda, um conjunto diversificado de valências, das quais destacamos as formações creditadas na área da consciência fonológica para docentes do pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico, consultoria a docentes e encarregados de educação, organização de reuniões mensais com Terapeutas da Fala e Terapeutas Ocupacionais de outras instituições, tais como o Centro de Saúde de Albufeira, Agrupamentos de Escolas do concelho, Santa Casa da Misericórdia de Albufeira e dá, ainda, primazia a uma comunicação efetiva com os serviços de Psicologia dos diversos Agrupamentos de Escolas.  

O atendimento funciona por marcação, no edifício polivalente da escola EB1 dos Caliços. Para mais informações, contactar o serviço de Terapia da Fala, através do telefone 289 590 218 ou do email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

DCRP da CM AlbufeiraEscolaCalicosAlbufeira

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS