Loulé | "Desafio ALFArroba" entrega Alfarrobeiras na Escola do Agrupamento de Escolas de Almancil

Regionais
Tools
Typography

No dia 23 de junho, arrancou na escola Sede do Agrupamento de Escolas de Almancil - Escola EB2,3 Dr. António de Sousa Agostinho, o DESAFIO ALFArroba, um projeto de colaboração entre a Escola, a Câmara Municipal de Loulé, a Junta de Freguesia de Almancil e a Universidade do Algarve.

Este projeto alinhado com a Política Municipal de Ação Climática e Salvaguarda Ambiental começou por entregar aos alunos desta escola 106 exemplares de alfarrobeiras jovens, para que cuidem delas durante as férias de verão, monitorizem o seu desenvolvimento e documentem essa experiência de forma imaterial, através de uma ferramenta disponibilizada online.

Para tal, os alunos das seis turmas de 8 º ano, a quem foi lançado o DESAFIO ALFArroba, tiveram uma breve apresentação sobre a importância das Soluções Baseadas na Natureza para a descarbonização das zonas urbanas, levada a cabo pela Professora Doutora Manuela Moreira da Silva da Universidade do Algarve (CIMA; ISE/UAlg). Os alunos vão cuidar das suas árvores durante as férias de Verão e no regresso às aulas, plantarão as árvores em diferentes locais na freguesia de Almancil, nomeadamente nos espaços do Agrupamento escolar envolvido e no Jardim das Comunidades.

Recorde-se que a alfarrobeira representa um elemento natural precioso, do ponto de vista dos serviços ecossistémicos que assegura. Com esta consciência, o município de Loulé considera-a uma excelente aliada para a captura de carbono da atmosfera carbono (CO2e). Estima-se que 150 alfarrobeiras adultas sequestrem cerca de 15 toneladas de CO2e por ano, o que pode ser da maior relevância para o balanço carbónico nas zonas urbanas.

Envolver os mais jovens na gestão do local onde vivem e na proteção do ambiente, incentivando-os à adoção de um comportamento territorial e ambientalmente mais responsável e sustentável, promovendo o seu envolvimento e compromisso com a preservação da Natureza sobretudo nas zonas urbanas, e tornando-os elementos ativos de monitorização, tem vindo a ser uma das apostas do executivo municipal. Este é um projeto que assume que os mais jovens são agentes chave para a mudança de comportamentos no caminho para um futuro mais sustentável.

GAP da CM LouléProjetoAlfarroba

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS