"Dê Troco a Quem Precisa" para a Emergência abem: COVID-19 nas Farmácias aderentes do Distrito de Faro

Regionais
Tools
Typography

Pelo quinto ano consecutivo, a Associação Dignitude vai dinamizar a campanha de angariação de fundos “Dê Troco a Quem Precisa”, que irá decorrer nas farmácias aderentes do Distrito de Faro entre 21 e 29 de junho.

A iniciativa convida os portugueses a doar o troco das compras realizadas nas farmácias à Emergência abem: COVID-19, para ajudar as pessoas mais vulneráveis devido à pandemia. Os donativos recolhidos serão integralmente aplicados no acesso a medicamentos, produtos e serviços de saúde para quem mais precisa.

A Emergência abem: COVID-19 foi lançada em março de 2020 e já presta apoio a mais de 1.400 portugueses referenciados por entidades parceiras locais, de que fazem parte Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, Instituições Particulares de Solidariedade Social, Cáritas e Misericórdias.

Ana Pífaro, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Albufeira, refer: «O Programa abem: foi, e é, um recurso fundamental para a garantia de acesso à saúde dos munícipes que, de forma permanente ou temporária, passam por dificuldades financeiras. O Município de Albufeira tem, até ao momento, 368 beneficiários ativos. Embora o Município de Albufeira já disponibilizasse este apoio à aquisição de medicação, o Cartão abem: facilitou o processo de aquisição de medicação e devolveu dignidade àqueles que já beneficiavam deste apoio. A especificidade do mercado de trabalho no Algarve e, mais recentemente, o impacto da pandemia na economia da região,  fazem do Programa abem: a garantia da dignidade do acesso à medicação e portanto à saúde dos residentes.»

«A Campanha Dê Troco a Quem Precisa representa uma esperança para quem mais precisa, pois garante o acesso à saúde aos mais frágeis. As farmácias aderentes do distrito de Faro apelam à generosidade de todos os seus utentes», apela Isabel Rosa, farmacêutica.

Além da campanha que irá decorrer nas farmácias aderentes entre 21 e 29 de junho, é ainda possível apoiar esta iniciativa através de:

- Transferência bancária para o IBAN: PT50 0036 0000 9910 5930 0855 9

- Via MBWAY: 932 440 068

Os doadores podem enviar comprovativo de transferência, nome e NIF para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., para que lhes seja enviado o recibo de donativo.

Esta é uma iniciativa apoiada pela Portugal Inovação Social, através de Fundos da União Europeia.FarmaciasAbemFaroFarmaciasAbemFaro1FarmaciasAbemFaro2

Sobre a Associação Dignitude:

A Associação Dignitude nasceu no dia 4 de novembro de 2015, em Coimbra, onde está sedeada. É uma instituição particular de solidariedade social que tem por missão o desenvolvimento de programas solidários de grande impacto social, que promovam a qualidade de vida e o bem-estar dos portugueses. O abem: Rede Solidária do Medicamento é o primeiro Programa promovido pela Associação Dignitude.

São Associados Promotores a Cáritas Portuguesa, a Plataforma Saúde em Diálogo, a Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica e a Associação Nacional das Farmácias. Através de protocolos institucionais, juntaram-se ao projeto a Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, a União das Misericórdias Portuguesas, a Associação de Farmácias de Portugal e a Associação Nacional de Municípios Portugueses.

Foram Associados Fundadores da Dignitude: António Arnaut; António Ramalho Eanes; Francisco Carvalho Guerra; João Gonçalves da Silveira; João Cordeiro; Maria de Belém Roseira; Odette Santos Ferreira.

Sobre o Programa abem: Rede Solidária do Medicamento

O Programa abem: Rede Solidária do Medicamento é um projeto inovador, lançado pela Associação Dignitude. Tem como objetivo permitir o acesso, de forma digna, aos medicamentos prescritos a quem não tem capacidade financeira para os adquirir, cobrindo, no receituário, o valor não comparticipado pelo Estado.

O abem: está presente em todos os distritos do país e regiões autónomas. Assenta numa rede de parcerias que assegura o circuito solidário do medicamento. Qualquer pessoa em situação de carência pode ser referenciada ao Programa pelas entidades locais, que vão desde Juntas de Freguesia e Câmaras Municipais, a IPSS e outras instituições da área social. Depois de referenciado, o beneficiário tem acesso ao Cartão abem: bastando apresentá-lo numa farmácia abem: para poder adquirir os medicamentos comparticipados que lhe forem receitados. A despesa realizada é coberta pelo Fundo Solidário, 100% dedicado à co comparticipação de medicamentos dentro do Programa, alimentado por uma campanha permanente de angariação de fundos.

A nível nacional, o Programa já apoiou 22.146 beneficiários de 12.495 famílias, dos quais 13% são crianças. Já foram adquiridas, ao abrigo do abem: 1.060.500 embalagens de medicamentos desde o seu início, em maio de 2016*.

A avaliação de Impacto social do projeto, segundo a metodologia SROI – Retorno Social do investimento – revela que o Programa gerou nos dois primeiros anos um retorno social de 6,9 milhões de euros, mostrando que cada euro investido teve um impacto social valorizado em 7,8 euros.

* Dados referentes ao mês de maio de 2021

Sobre o Emergência abem: COVID-19

A Emergência abem: COVID-19 é uma iniciativa desenvolvida pela Associação Dignitude desde março de 2020 para apoiar as famílias que ficaram mais vulneráveis em consequência da pandemia COVID-19. Com o apoio de 47 entidades parceiras locais já ajudámos 1.472 portugueses no acesso aos medicamentos, produtos e serviços de saúde*. Apoiámos ainda 14.804 entregas de medicação hospitalar em casa ou numa farmácia próxima do domicílio dos beneficiários, através da articulação com 33 hospitais e 2.906 farmácias*.

No final do ano passo, a Emergência abem: COVID-19 garantiu também a vacinação contra gripe a um dos principais grupos de risco para a COVID-19. Deste modo, os cidadãos com 65 ou mais anos puderam vacinar-se gratuitamente numa Farmácia da sua preferência, à semelhança do que acontece nos centros de saúde, tendo sido garantidas cerca de 200.000 administrações de vacinas contra a gripe sazonal*.

* Dados referentes ao mês de maio de 2021

LPMEmergenciaAbem

 

 

 

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS