Teia D'Impulsos celebra 10 anos e promete "continuar a sonhar"

Regionais
Tools
Typography

A Associação Teia D'Impulsos celebra este ano o seu 10.º Aniversário e, para assinalar a data, desenvolveu um conjunto de comemorações no qual se destacam quatro momentos chave: a inauguração de uma Exposição, o lançamento de um Livro e de um Vinho, e a concretização de uma Gala.

Outra das apostas da Associação foi o E-Teia D'Ideias, em formato online, que procurou recuperar alguns dos assuntos abordados na primeira série de tertúlias criada pela Teia D'Impulsos, em 2011-2012.

No âmbito das comemorações, a Associação realizou ainda o Convocados para Ajudar e o Sábado Solidário, iniciativas de recolha de bens alimentares para instituições sociais, o Mercado da Bagageira e a II Prova de Apuramento Nacional em Vela Adaptada, assim como o Arade Azul, ação de limpeza de zona costeira, através do projeto Vela Solidária.

"10 Anos D'Impulsos" em Exposição e Livro

A Associação inaugurou, em maio, a Exposição itinerante "10 Anos D'Impulsos" na Casa Manuel Teixeira Gomes, em Portimão. Atualmente patente na sua sede no Espaço Raiz, a exposição percorrerá o Algarve de lés-a-lés até ao próximo ano, revelando os valores que norteiam o trabalho da Teia D'Impulsos assim como os vários projetos já concretizados, entre a Rota do Petisco, a Vela Solidária ou o FICA - Férias Inclusivas para a Comunidade Algarvia. 

Seguiu-se o lançamento oficial do Livro "10 Anos D'Impulsos", num evento que teve lugar no Jardim 1.º de Dezembro, em Portimão. Uma obra escrita por Carla Vieira, Vogal da Direção da Associação, que reúne os testemunhos de todos os que ajudaram a "tecer" a Teia D'Impulsos.

"Um Vinho que representa bem a Teia D'Impulsos"

Para brindar a estes 10 anos foi também produzido um Vinho comemorativo, o Al-Mudd Rosé 2020, da casta autóctone Negra Mole, pela Sul Composto. O produtor Carlos Gracias apresenta-o como sendo "o melhor rosé do Algarve", já premiado com medalha de ouro no XIII Concurso de Vinhos do Algarve, em maio, pela Comissão Vitivinícola do Algarve (CVA). 

Fruto de uma vinha com cerca de 40 anos, em Vale Formoso, "este vinho vai buscar o melhor desta casta", inclusive, uma cor "fora do comum" cebola-salmão que deriva da combinação de cachos de uvas brancas, coradas e tintas. Em termos de paladar, Carlos Gracias descreve-o de "aroma adocicado, uma boca redonda, alguma acidez, fácil de beber e bastante apetecível". A presidente da Comissão Vitivinícola do Algarve, Sara Silva, congratulou a Teia D'Impulsos por "marcar o seu 10.º Aniversário com o lançamento do seu vinho e por ter abraçado esta nossa casta autóctone". A responsável realça que a Associação "tem colaborado desde a primeira hora com os Vinhos do Algarve", nomeadamente em projetos como a Rota do Petisco e o Algarve num Copo, e que tal parceria é para continuar também este ano.

"Vamos continuar a sonhar"
Estes "10 Anos D'Impulsos" foram celebrados, com pompa e circunstância, numa Gala que ficará, certamente, para a história da Associação. O TEMPO - Teatro Municipal de Portimão recebeu a Direção, colaboradores, sócios, parceiros e amigos da Teia D'Impulsos para comemorar todo o trabalho realizado em prol da comunidade ao longo deste tempo.

Durante o evento, a Presidente da Câmara Municipal de Portimão, Isilda Gomes, afirmou ser um "orgulho" ter uma Associação como a Teia D'Impulsos no município por tudo aquilo que representa: "Solidariedade, participação, civismo e proximidade". Já o Diretor Regional do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), Custódio Moreno, considerou a Teia D'Impulsos um exemplo de "um associativismo forte, dinâmico, interventivo, participativo, com ideias próprias e projetos". 

Para Luís Gonçalves, presidente da TDI, "a palavra chave é mesmo sonhar" pois "sonhámos estes 10 anos e conseguimos chegar aqui". Uma promessa é feita: "Vamos continuar a sonhar". 

Teia D'ImpulsosTeiaImpulsos1TeiaImpulsos2TeiaImpulsos3

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS