Loulé | Projeto "WIFI4EU" Leva Net Gratuita a Espaços Públicos das Zonas Rurais do Concelho

Regionais
Tools
Typography

Depois das zonas urbanas, a Câmara de Loulé concluiu agora o trabalho de dotação de alguns espaços públicos das áreas rurais do concelho com acesso livre à internet. A instalação do projeto “WIFI4EU - Promoção da conectividade pela internet nas comunidades locais” permitiu, assim, disponibilizar equipamento Wi-Fi gratuito em mais 8 locais, com a colocação de 10 pontos de acesso.

Na freguesia de S. Sebastião, ficam agora com cobertura “sem fios” a Associação de Vale Judeu (com 2 pontos de acesso), a Estação de Caminhos de Ferro de Loulé (com dois pontos de acesso), a Soalheira, o Centro Cultural e Social do Parragil e a Associação do Monte Seco. Na União de Freguesias de Querença, Tôr e Benafim, foi instalado equipamento junto às sedes das antigas juntas de Querença, da Tôr e de Benafim.

É de referir que estes locais foram selecionados com base nas solicitações das próprias juntas de freguesia, que manifestaram o interesse das populações e indicaram os espaços mais centrais e mobilizadores de pessoas.

Em termos técnicos, a presente solução incluiu o fornecimento, instalação e parametrização dos seguintes elementos: 10 pontos de acesso (Access Points) em 8 locais distintos; equipamento de suporte à infraestrutura de rede informática necessária; software de base e integração da solução proposta no sistema de gestão centralizada (controladora Wi-Fi) já existente nos servidores do Município; ligação à internet em fibra ótica com tráfego ilimitado.

Este projeto foi financiado parcialmente pela candidatura ao projeto “WIFI4EU” da Comissão Europeia, uma iniciativa que promove o acesso sem fios gratuito à internet em espaços públicos, como parques, praças, edifícios públicos, bibliotecas, centros de saúde e museus, em benefício dos cidadãos de toda a Europa. Ao abrigo deste projeto, as autarquias podem candidatar-se a vales no valor de 15 mil euros, que devem ser usados para instalar equipamento sem fios em espaços públicos que ainda não disponham de um ponto de acesso gratuito. 

O projeto significa um investimento de 65.058,85€, acrescido de IVA à taxa legal em vigor, e inclui os custos com as comunicações durante 3 anos”

Com esta iniciativa o Município de Loulé pretendeu dar continuidade à expansão da disponibilização de redes Wi-Fi de elevada qualidade no espaço público concelhio, proporcionando internet gratuita à população residente e aos turistas. Recorde-se que este projeto começou há já alguns anos, iniciando-se com a implementação em diversos locais dos principais aglomerados populacionais do concelho: Loulé, Quarteira e Almancil.

Ainda no campo das novas tecnologias, a Câmara de Loulé tem em curso um projeto inovador e arrojado, com soluções que permitirão expandir a cobertura da rede de comunicações móveis a 98% do território do interior do concelho.

GAP da CM LouléWfiQuerenca

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS