fbpx

ArQuente está de volta com nova criação “Panóptico”

Regionais
Tools
Typography

“Panóptico” estreia no próximo dia 18 de junho, às 21h30, no Teatro das Figuras, em Faro.

Desde 2019 que a ArQuente não se fazia apresentar no grande palco do Algarve, o Teatro das Figuras. Veio a pandemia e, mesmo assim, o coletivo da ArQuente quis manter-se ativo e em criação mesmo que à distância e digitalmente.

O acontecimento que assolou o mundo tornou-se numa oportunidade para concretizar uma ideia que há muitos anos o grupo tinha em mente: fazer uma performance que unisse os vários elementos da associação nas suas casas e nos diferentes locais e/ou países de residência. 

Assim surge “Panóptico”, em pleno confinamento e através de várias sessões Zoom durante os meses de maio e junho de 2020.

Este é um trabalho sustentado pela constante experimentação, reflexão e testemunhos pessoais oculados e registados pelo recurso das tecnologias, e revestido de uma aproximação distante. Todos são criadores e protagonistas desta história que não se sabe qual o seu final.

Sinopse:

A recolha e recriação dos esforços de um coletivo, disperso e enclausurado, no tempo e no espaço, investidos em se cumprirem enquanto criadores.

Evita-se falar sobre o único tema que insiste em contaminar tudo. Em cena, os diálogos umbilicais aparecem agora, depois da chuva, lavados de ridículo.

“Panóptico” é um espetáculo que conta com o apoio do Programa de Apoio à Cultura "Ciclo Emergente" uma iniciativa do Município de Faro e do Teatro das Figuras, e do Programa de Apoio à Ação Cultural da Direção Regional de Cultura do Algarve.

Ficha artística e técnica:

Direção Artística: Ricardo Mendonça

Interpretação e Criação: António Guerreiro, Carolina Cantinho, Fúlvia Almeida, Joana Costa, João Tatá Regala, Marisa Madeira, Teresa da Silva, Ricardo Mendonça, Rui Gonçalves

Desenho de Luz: Jorge Pereira

Figurinos: Efigénia Cristo e Marisa Madeira

Imagem Gráfica: Bruno Rodrigues

Edição de vídeo: Rui António

Fotografia: Filipe Farinha

Produção Executiva e Assistência de Direção: Marisa Madeira

Produção: ArQuente – Associação Cultural

Coprodução: Teatro das Figuras

Agradecimentos: Maria Adelaide Fonseca, Maria Ramos, Yuko Kominami

Associação ArQuentePanopticoArQuente

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS