FIGO LAMPO | De regresso aos Ecrãs «Estórias no Ambiente»

Regionais
Tools
Typography

A Associação Figo Lampo prepara-se para apresentar “Estórias no Ambiente”. Três narrativas são pretexto para cruzar oralidade e património com paisagem e salvaguarda ambiental. Valores difundidos a partir de uma zona protegida da serra do Algarve: Querença, no interior do concelho de Loulé, onde se encontra sedeada a associação cultural.

Depois do lançamento oficial no ano passado, na Fundação Manuel Viegas Guerreiro, em Querença, o projeto “Estórias no Ambiente” é agora apresentado em Loulé, a 12 de junho, pelas 18h00, no Auditório do Solar da Música Nova.

A primeira estória foi filmada na Fonte Benémola e intitula-se «Vestido feito de água», adaptação do conto homónimo e original de Maria Adelaide Fonseca. Da temática da água para a do ciclo da semente, a segunda estória, «Aventuras de bolota», é contada junto a uma azinheira centenária no Sítio da Arrancada, numa adaptação do conto original «O Jaime e as bolotas» de Tim Bowley e Inés Vilp. Sob o tema da biodiversidade, a última estória, «A águia-cobreira e a cobra-rateira», é uma adaptação do conto tradicional «A raposa e o mocho». Teve como palco, o Cerro dos Negros.

A importância da preservação da biodiversidade nas zonas protegidas do concelho de Loulé, como é o caso de Querença, será a pedra de toque de toda a sessão, pautada por intervenções da autora do projeto Verónica Guerreiro e da escritora e narradora Maria Adelaide Fonseca.

O evento contará ainda com a participação da bióloga Patrícia Ramalho, uma das técnicas da Câmara Municipal de Loulé que dá apoio à gestão das Paisagens Protegidas Locais da Rocha da Pena e da Fonte Benémola.

A sessão tem entrada livre, mediante marcação prévia através do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

O uso de máscara é obrigatório, cumprindo as regras da DGS.

O teaser de «Estórias no Ambiente» pode ser visualizado aqui: https://youtu.be/Td7rkAusNSo

FICHA TÉCNICA

Narração e adaptação das histórias por Maria Adelaide Fonseca

Vídeo e fotografia de Paulo Tomé

Realização e edição de Verónica Guerreiro

Uma produção Figo Lampo 2020, com o apoio da Câmara Municipal de Loulé

Mais informações: http://figolampo.pt/quem-somos/

MMEstoriasAmbiente

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS