Museu Municipal de Faro | Exposição “Estamos aqui porque voámos” de Maria José Oliveira

Regionais
Tools
Typography

Exposição "Estamos aqui porque voámos" de Maria José Oliveira, estará patente no Museu Municipal de Faro de 12 de junho a 01 de agosto de 2021.

Depois da sua participação na recém-inaugurada exposição da Gulbenkian, Tudo o que eu quero– Artistas Portuguesas de 1900 a 2020, Maria José Oliveira apresenta no Museu Municipal de Faro, no âmbito do ciclo de arte contemporânea Eklektikós, a exposição Estamos aqui porque voámos.

Nesta mostra, Maria José Oliveira, apresenta um conjunto de obras construídas a partir de objectos heterogéneos, marcados pela usura do tempo e carregados de poderosa energia simbólica que, associados à ideia darwiniana, convocam-nos à reflexão sobre a real dimensão humana. 

De facto, o título Estamos aqui porque voámos, alude ao longo caminho já percorrido pela humanidade. Contudo, temo ser inevitável a interrogação: teremos nós algum mérito na demorada jornada, ou a nossa existência é apenas um feliz acidente no curso natural da evolução das espécies? 

Sobre a artista: 

Maria José Oliveira (Lisboa, 1943), inicia o trabalho com cerâmica no final dos anos 60, com a aprendizagem da técnica de fornos de chão, com o mestre Albino — considerado o último oleiro arcaico em Portugal. Entre 1973 e 1976, aprofunda o seu conhecimento deste material, com o Curso de Cerâmica do IADE. Em 1978/79, estuda escultura no Ar.Co. em Lisboa, onde, de 1991 a 1995, é professora convidada. Foi apoiada pela Fundação Calouste Gulbenkian para a execução de todo o trabalho necessário à exposição "Dimensões da Vida na Terra", para o Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa, em 1999. 

Expõe regularmente desde 1982, em Portugal e no Estrangeiro. A sua obra integra prestigiadas colecções como a da Fundação Carmona e Costa, a da Fundação PT e a Fundação EDP. Em 2017, realiza a importante retrospectiva "Maria José Oliveira 40 anos de Trabalho", na Sociedade Nacional de Belas Artes em Lisboa, afirmando a sua obra como uma das mais relevantes da arte contemporânea portuguesa.  

Horário: 3ª. a 6ª das 10h00 às 18h00 / Sáb. e Dom. das 10h30 às 17h00. 

Encerra 2ªs e feriados 

ArtadentroExposicaoMuseuFaro3  

  

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS