Loulé | Intervenções em Vilamoura e Quarteira adaptam Espaço Público

Regionais
Tools
Typography

“As cidades têm que ter, cada vez mais, espaços para as pessoas”, afirmou hoje o presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, durante a inauguração de mais duas obras de requalificação no núcleo urbano de Quarteira/Vilamoura. Desta vez foi a ligação viária entre a Rua dos Pinheirinhos e a Quinta do Romão e a intervenção realizada na praça em frente ao edifício da GNR em Quarteira.

São cerca de 1,4 milhões de euros de investimento que se juntam a muitas outras intervenções que têm mudado a face desta “cidade importantíssima no Algarve e que emerge aos olhos de Portugal pela qualidade urbana que vai tendo”, contribuindo também para responder às novas vivências urbanas.

“As pessoas estão a mudar o estilo de vida, querem conviver, conversar, passear, trazer os netos ao jardim, andar de bicicleta, fazer jogging ou atividade em máquinas e nós estamos a preparar as nossas cidades para essas novas necessidades dos nossos concidadãos”, explicou o presidente Vítor Aleixo, um defensor desta fruição ao ar livre, em estreito contacto com a natureza. Tal como o autarca da Junta de Freguesia de Quarteira, Telmo Pinto, que acredita que estes elementos urbanos proporcionarão o convívio social, superando o isolamento causado pela sociedade tecnológica. “São espaços sociais que começam a concentrar as famílias e os amigos. Por isso, cada vez mais, temos que arranjar áreas destas, destinadas também à atividade física, como é o caso das zonas de street workout criadas aqui ao pé e, uma outra, no Passeio das Dunas”, adiantou o responsável quarteirense.

Mas se estes projetos são criados a pensar em quem aqui vive, os visitantes também não são esquecidos, até porque o turismo constitui “a mola real da economia local”. “É importante que os turistas venham, se sintam bem, que gostem de passear e de passar aqui as suas férias”, acrescentou o autarca louletano

Refira-se que a remodelação da ligação viária entre a Rua dos Pinheirinhos, em Vilamoura, e a Quinta do Romão, em Quarteira, percorrendo a Rua da Comporta até ao acesso à praia, desenvolveu-se em cerca de 900 metros. Consistiu na reformulação viária, estacionamentos, passeios e faixas clicáveis ao longo de vias já existentes as quais estão associadas a um elevado índice de tráfego viário na época de verão. “A obra vai permitir o escoamento necessário durante a época alta pois trata-se de uma zona muito condicionada, não deixando de prestar um serviço a toda a hotelaria que envolve aquele anel, deixando entrar ali também todos os serviços prestados em termos de transportes de passageiros”, esclareceu Telmo Pinto.

Tal como noutros pontos de Vilamoura, esta intervenção no espaço público teve também como intuito promover os modos de locomoção suave, em particular a bicicleta, em detrimento do automóvel, através da criação de percursos pedonais e cicláveis. Os trabalhos tiveram um custo de 721 mil euros.

Em Quarteira, a praça localizada em frente ao Posto Territorial da GNR inaugurado em 2019 foi igualmente requalificada. Numa área urbana consolidada, esta intervenção teve como objetivo essencial a requalificação de um espaço que se encontrava descaracterizado, devolvendo às pessoas um espaço de qualidade, aprazível e digno do contexto em que se insere.

A empreitada permitiu converter esta praça num espaço com carácter de jardim, através da criação de uma área verde, com relva e árvores de sombra, com equipamentos urbanos e um grande espaço de jogo e recreio. Os perfis dos arruamentos adjacentes à praça, do lado nascente e poente, passaram a ser de calçada e de uso pedonal. Na Rua dos Bombeiros foi aumentado o passeio do lado nascente. Já na Rua do Nascente foram criados dez lugares de estacionamento.

Para além disso, a rede de abastecimento de água e a Iluminação pública foram substituídas e a rede de drenagem de águas pluviais ampliada e remodelada, um reforço nestas infraestruturas que, como sublinhou Vítor Aleixo, explica também o valor da obra: 600 mil euros.

A estas juntam-se outras empreitadas inauguradas recentemente (a 13 de maio, Dia do Município) – a Alameda da Praia da Marina e a 2ª fase do Passeio das Dunas –, totalizando 3,5 milhões de euros. “Em quinze dias, estamos aqui a inaugurar investimentos públicos da Câmara Municipal de Loulé nesta freguesia de cerca de 4,8 milhões”, enfatizou o presidente da Câmara Municipal de Loulé, salientando o dinamismo do investimento público municipal. Até porque, de acordo com o Anuário dos Municípios Portugueses, Loulé é em Portugal o concelho de média dimensão que mais investimento realizou em 2020.

A Pista de BMX, a Escola EB2,3 D. Dinis e a Rua do Sol serão as próximas obras em Quarteira a serem inauguradas, adiantou Vítor Aleixo.

GAP da CM LouléObrasQuarteira1

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS