Faro | Foi Adjudicado à UAL a Realização de Estudo para Criação do Núcleo Museológico da Antiga Tipografia da União

Regionais
Tools
Typography

O contrato de adjudicação do estudo para a criação do Núcleo Museológico da Antiga Tipografia União foi assinado no passado dia 26, entre o Município de Faro e a Universidade do Algarve (UAlg).

Os trabalhos, que terão um custo de 33.589,81 euros suportado pela autarquia, preveem três fases para a sua execução: na primeira far-se-á a recolha e inventariação do espólio documental e industrial, com a identificação de medidas de conservação e de preservação necessárias e orçamentação, trabalhos estes que decorrerão com o apoio do Museu Municipal de Faro e a sua equipa técnica. Esta primeira fase tem uma duração prevista de quatro meses.

Uma segunda fase compreenderá a realização do estudo de criação do Núcleo Museológico do Mundo da lmprensa a Sul, nomeadamente a conceptualização do local, investigação sobre o espólio e definição de uma narrativa expositiva. Serão feitos entrevistas e questionários para identificar os destinatários deste espaço, bem como a definição de uma proposta de experiência a proporcionar na visita (Guião Científico). O tempo de realização destes trabalhos está estimado em sete meses.

A terceira fase centrar-se-á na apresentação dos resultados e discussão dos mesmos e do modelo de gestão do espaço com os agentes locais, para depois, no final de 12 meses, ser entregue o relatório final do estudo.

A autarquia, por sua vez, envolver-se-á na realização dos trabalhos associados a esta iniciativa e integrados no projeto Print Culture Lab: heritage and development, an integrated perspective, assim como na produção de edições, infraestruturas digital, materiais audiovisuais, programas multimédia e exposições temáticas, bem como na promoção de iniciativas (ações de formação, cursos, encontros e reuni6es de caracter cientifico) que permitam a divulgação do projeto. Envolverá os seus recursos humanos e materiais, de modo a facilitar todas as tarefas de execução do estudo.

Recordamos que a criação deste Núcleo Museológico foi protocolada em dezembro de 2020, envolvendo três entidades: o Município de Faro, a Diocese do Algarve e a UAlg, num esforço de colaboração que pretende salvar um espólio importante e para a dinamização de mais um espaço cultural da cidade.

Este projeto interdisciplinar e interinstitucional de investigação científica, desenvolvimento tecnológico e ação cultural está em harmonia com a Estratégia Regional de Investigação e Inovação para a Especialização Inteligente do Algarve (2014-2020), com a Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável da ONU, bem como o que foi definido na Convenção Quadro do Conselho da Europa relativa ao valor do património cultural para a sociedade (2005) e na Convenção para o Património Mundial, Cultural e natural da UNESCO (1972).

Mun de FaroTipografiaUniao

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS