Ilha da Culatra | Festa em Honra de Nª Sra dos Navegantes na Lista de Património Imaterial em Consulta Pública

Regionais
Tools
Typography

Está a decorrer, até 4 de junho, a fase de consulta pública para efeitos de inscrição da Festa em Honra de Nossa Senhora dos Navegantes - Ilha da Culatra no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.

"Manifestação cultural que tem na sua génese um culto religioso, de invocação mariana que presta devoção a Nossa Senhora dos Navegantes, padroeira da Ilha da Culatra e protetora dos homens do mar. A festa realiza-se com regularidade anual, no primeiro fim-de-semana de agosto. A dimensão religiosa decalca alguns elementos característicos de uma romaria sendo que a sua maior singularidade se manifesta na procissão fluvial que tem lugar na Ria Formosa, entre o litoral continental - cidade de Olhão – e a Culatra, cordão dunar da Ria. A circulação de duas imagens marianas que cruzam o espaço lagunar da Ria, alicerça e reforça laços entre duas comunidades piscatórias e, simultaneamente, revela e exalta a dimensão simbólica e sagrada desta manifestação numa mobilização comunitária que é única entre as expressões culturais das populações ribeirinhas desta região."- fonte MatrizPCI

Os elementos constantes do processo de inventariação da «Festa em Honra de Nossa Senhora dos Navegantes - Ilha da Culatra» encontram-se disponíveis para consulta em linha através do sistema MatrizPCI (http://www.matrizpci.dgpc.pt/), sistema de informação de suporte ao Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.

As observações em sede da presente consulta pública poderão ser apresentadas, de forma desmaterializada, através daquele sistema, podendo igualmente, em alternativa, ser endereçadas, em correio registado, à Direção-Geral do Património Cultural, para o seguinte endereço: Palácio Nacional da Ajuda, 1349-021 Lisboa.

Consulte AQUI o Diário da República n.º 86/2021, Série II de 2021-05-04

Mun de Faro IlhaCulatraSraNavegantes

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS