MAR Shopping Algarve promove Ação de Limpeza da Ria Formosa em colaboração com Parceiros Locais

Regionais
Tools
Typography

Sensibilizar para a preservação ambiental e para o cuidado com a natureza é o foco principal da iniciativa do MAR Shopping Algarve, que juntamente com vários parceiros locais vai levar a cabo uma limpeza da Ria Formosa nos dias 29 e 30 de maio. Cerca de 150 voluntários das entidades envolvidas vão contribuir para a recolha de lixo e limpeza de zonas previamente identificadas na Ria Formosa, com posterior tratamento e reencaminhamento destes resíduos. O objetivo é repetir a ação no final da época balnear.

Os resíduos recolhidos durante a ação de limpeza da Ria Formosa serão encaminhados para a FAGAR, entidade que faz a gestão de águas e resíduos em Faro, que posteriormente e em coordenação com a ALGAR, responsável pela triagem de materiais destinados à reciclagem, lhes dará o destino mais apropriado. A iniciativa do MAR Shopping Algarve conta igualmente com a parceria da Agência Portuguesa do Ambiente; ARA – Animal Rescue Algarve; Câmara Municipal de Faro; CCMAR – Centro de Ciências do Mar; Centro Náutico da Praia de Faro; Designer Outlet Algarve; ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas; IKEA; Junta de Freguesia de Montenegro; RTA – Região de Turismo do Algarve; SPEA - Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves e Zoomarine.

Após a ação de limpeza realizada pelos voluntários, a Agência Portuguesa do Ambiente, através da Administração da Região Hidrográfica do Algarve, irá realizar uma ação de sensibilização com a avaliação qualitativa e quantitativa do lixo marinho recolhido, assim como uma análise da presença de microplásticos na massa de água da Ria Formosa. Esta ação terá lugar no dia 30 de maio, junto ao Centro Náutico de Faro.

Os 150 participantes das entidades envolvidas na iniciativa e de outras associações e organizações locais, como as Guias de Faro, serão divididos em equipas de cerca de 10 a 15 pessoas e vão atuar em zonas previamente identificadas pelo ICNF, de forma a não interferir com áreas protegidas ou de nidificação. Todas as equipas vão ser acompanhadas por um elemento da organização para garantir a proteção/salvaguarda do ecossistema dunar. Esta ação, que decorre no início da época balnear, será realizada novamente em outubro, coincidindo com o final da época.

Para Ana Antunes, diretora-geral do MAR Shopping Algarve, «esta é uma ação de sensibilização que consideramos essencial para criar um espírito de colaboração entre os parceiros na direção comum da preservação ambiental, inspirando também a população local para as boas práticas a ter em consideração quando realizam atividades na natureza e não só». A entidade organizadora refere ainda que a ação potencia a partilha de conhecimento entre entidades relativamente à fauna local, períodos e áreas de nidificação e património ambiental, além de sensibilizar e consciencializar a comunidade.

Ao longo do ano, pelo menos 8 milhões de toneladas de lixo plástico são descarregadas nos oceanos, de acordo com informação da IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza), com uma parte dos mesmos a chegar às praias e a restante a prejudicar ecossistemas e a vida marinha. Segundo dados do UNEP (Programa das Nações Unidas para o Ambiente), 80% de toda a poluição marinha é causada diretamente pela atividade humana em terra, incluindo a libertação de resíduos plásticos que posteriormente criam as chamadas “ilhas de lixo plástico”, tornando este um problema global.

PureLimpezaRiaFormosa

 

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS