De Pequenino se Escolhe o Pratinho! Celebrar o Dia da Criança com Educação Alimentar "Prato Certo"

Regionais
Tools
Typography

A alimentação adequada é uma das principais formas de aumentar a qualidade de vida das pessoas e das comunidades, particularmente em momentos de crise sanitária, social e económica.

O Projeto Prato Certo contribui para esse objetivo, demonstrando de forma prática e simples como podemos fazer as escolhas certas para uma alimentação saborosa, saudável, económica e sustentável, utilizando os princípios do estilo de vida mediterrânico. Esta preocupação é particularmente importante para a alimentação das crianças, que têm no dia 01 de junho o seu momento especial.

Neste dia, no Jardim da Verbena, em São Brás de Alportel, entre as 16:30h e as 18:00h, serão realizadas atividades práticas demonstrativas das diversas ferramentas e técnicas de educação alimentar que podem ajudar as crianças e as suas famílias a realizar decisões alimentares informadas.

Pelas 18:00h, será apresentada aos meios de comunicação social a edição melhorada e alargada do livro "Receitas e Dicas para uma Alimentação Saudável, Saborosa e Económica" bem como a renovação da plataforma www.pratocerto.pt e a adaptação da Unidade Móvel de Educação Alimentar (UMEA) aos desafios da alimentação adequada em tempos de crise.

O estudo feito no âmbito do Observatório Segurança Alimentar concluiu que perto de 30% das famílias participantes de um estudo da Universidade do Algarve apresentam algum grau de insegurança alimentar, seja ele ligeiro, moderado ou grave.  O direto universal a uma alimentação adequada foi a missão do Observatório e o objetivo fundador do projeto “Prato Certo”, ambos dinamizados pela Associação In Loco e desafiados pela Direção Geral de Saúde.  Para além do programa de enquadramento Portugal Inovação Social | Parcerias para o Impacto, com o financiamento do CRESC Algarve | Portugal 2020, o Projeto Prato Certo conta com o apoio dos Investidores Sociais - Municípios de Albufeira, Alcoutim, Aljezur, Castro Marim, Faro, Lagoa, Lagos, Loulé, Monchique, Portimão, São Brás de Alportel, Silves, Tavira, Vila do Bispo e das empresas Quintinha da Su e Lima com Pimenta.

O Prato Certo é um projeto de pessoas e para pessoas. A sua equipa é composta por nutricionistas, chefs e cientistas sociais, que dinamizam um programa de atividades de educação alimentar, em colaboração com técnicos das entidades parceiras.

Este projeto pretende auxiliar na adoção de práticas alimentares saudáveis, desmistificando e descomplicando o estilo de vida e a alimentação mediterrânica através de dinamização de:

  • ações de Educação Alimentar;
  • capacitação e apoio técnico;
  • criação de receitas inspiradas na sazonalidade e na produção local;
  • planificação de ementas semanais onde é possível poupar tempo e dinheiro;
  • estimulação da produção e consumo de proximidade.

O Prato Certo está em constante aperfeiçoamento das suas metodologias e afinando as intervenções de terreno, de forma criativa e mobilizadora, tanto para a comunidade como para cuidadores e os grupos mais vulneráveis.

Exemplo disso é Unidade Móvel de Educação Alimentar, um “laboratório de práticas” de autodeterminação alimentar, onde os participantes são convidados a experimentar e adotar comportamentos práticos e atitudes do quotidiano que contribuam para uma alimentação saborosa, saudável e económica, segundo os princípios orientadores do estilo de vida mediterrânico.

Tem produzido outras ferramentas inovadoras, tal como guiões de educação alimentar, livros de receitas & dicas para um estilo de vida mais saudável e sustentável e uma plataforma eletrónica. Esta plataforma disponibiliza boas-práticas, ementas, receitas, dicas e a base de dados nacional de produtos locais da IN LOCO, mercados e cabazes alimentares que, por sua vez estabelecem ligações de proximidade entre cidadãos-produtores e cidadãos-consumidores, num esforço conjunto de tornar as pessoas mais resilientes, sustentáveis e felizes.

Na impossibilidade de percorrer a região com a sua Unidade Móvel de Educação Alimentar tanto quanto o desejado e de forma a responder adequadamente às inúmeras solicitações colocadas pela pandemia, foram desenvolvidas ferramentas digitais úteis para as atividades de sensibilização e capacitação para os desafios alimentares do futuro e preparando conteúdos digitais que dão resposta às necessidades dos seus parceiros, continuando assim a trabalhar em prol da comunidade.

Em tempos de crise, é fundamental que todas as pessoas, independentemente da sua condição social ou económica, saibam utilizar os recursos alimentares da melhor forma, otimizando a sua utilização e cumprindo com os princípios de que a alimentação pode (e deve) ser saborosa, saudável, económica e sustentável.

Desde o seu arranque, o projeto Prato Certo já desenvolveu mais de setenta ações práticas de educação alimentar, tendo envolvido diretamente mais de 1.400 pessoas, desde crianças, adolescentes, idosos ativos e beneficiários de apoio alimentar, até técnicos, professores, cuidadores, educadores e encarregados de educação. Através das redes sociais já chegou a mais de 13.000 pessoas

Siga e faça parte desta esta iniciativa em www.pratocerto.pt

Associação In LocoPratoCerto1PratoCerto2PratoCerto3PratoCerto4PratoCerto5

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS