Lagos, o Mar, as Pescas e a Sustentabilidade Ambiental debatidos na Biblioteca

Regionais
Tools
Typography

João Pimenta, director executivo da Congelagos, foi o convidado do Encontro de 5ª Feira que, cumprindo as actuais regras sanitárias, decorreu na Biblioteca Municipal Dr. Júlio Dantas e que marcou o retomar das actividades presenciais do Grupo dos Amigos de Lagos.

Depois de, antes do confinamento, Hugo Pereira, presidente da autarquia, e Hugo Henriques, administrador da Sopromar, terem apresentado vasta panorâmica sobre a capacidade da cidade para se assumir como importante centro náutico, foi a vez de João Pimenta trazer ao ciclo “Lagos e o Mar”, uma visão económica e ecológica da forte relação da cidade com o sector das pescas e, de novo, com a transformação e comercialização do pescado.

A Congelagos, que foi montada e iniciou a sua laboração em tempo record, em 2019, tem duas fábricas e é uma das mais avançadas do mundo. Tem grade capacidade de armazenamento, o que lhe permite absorver todo o pescado (comprou 6400 toneladas nos primeiros 6 meses), principalmente de espécies de grande valor nutritivo mas até agora menos valorizadas e, assim, estabilizar o mercado e garantir aos armadores preços previamente estabelecidos. Tem parceria com universidades, incluindo a do Algarve e, neste momento, financia um estudo de sustentabilidade da cavala, com dados dos últimos 14 anos.

João Pimenta mostrou-se satisfeito por Lagos ter voltado a ser uma referência também neste sector, agora com “uma cultura de trabalho em equipa e orgulho em fazer mais e melhor” e privilegiando a mão-de-obra local, reconhecendo embora que “o sonho de quase todos é vir trabalhar para o Algarve”. A Congelagos é já “a empresa que tem mais contactos a nível nacional e acordo com mais barcos (de Viana ao Algarve) e tem parceiros especializados em todos os portos”.

O próximo encontro deste ciclo está marcado para o dia 17 de Junho, pelas 17 horas.

Grupo de Amigos de LagosJoaPimentaMares

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS