Museu Municipal de Faro | Exposição “Bote” de Marta Caldas

Regionais
Tools
Typography

A Exposição "Bote" é inaugurada no dia 22 de maio, sábado às 18h00, a visitar no Museu Municipal de Faro até ao dia 04 de julho de 2021.

A exposiçãoBote, com desenhos da artista plástica e poetaMarta Caldas, dá continuidade ao programa do ciclo de arte contemporânea Eklektikós, fruto da parceria Artadentro/Museu Municipal de Faro.

O termo "bote" é rico de sentidos com aplicação possível aos desenhos que compõem esta mostra: desde logo o de "escaler" ou de "pequeno barco a remos ou à vela", que apela a um percurso; o de "golpe", como numa acção rápida e decidida; ou "perda" e "desfalque", associados às ideias de "tornar boto ou rombo", e por contração de desbotar, "perder a cor", "esmaecer"; mesmo pela corrente utilização que do termo se faz no português do brasil, sempre implicando uma acção de pôr ou tirar; e mesmo "ir no bote", no sentido de confundir e/ou enganar. 

EsteBote, queMarta Caldas agora nos propõe, apresenta um conjunto de desenhos a grafite s/papel, com um carácter intimista — no sentido em que apela a um público restrito, dotado de uma sensibilidade apurada. Um desenho que, como diria o filósofo, trabalha as "pequenas percepções". 

O facto, é que não podemos deixar de ter em conta o duplo talento deMarta Caldas para a poesia e para o desenho. E, como será possível constatar nesta ocasião: se na sua poesia há muito desenho, com certeza que no seu desenho há muita poesia. 

Quem por isso se interessar, poderá adquirir o novo livro"e aquáticos" deMarta Caldas, durante a exposição. 

Sobre a artista: 

Marta Caldas(Lisboa, 1982), expõe regularmente as suas obras desde 2006. Para além de exposições e projectos individuais, tem participado em exposições colectivas e colabora com frequência em projectos e «peças – exercícios» com outros artistas, nomeadamente com Armanda Duarte, Eduardo Petersen, Maria Teresa Silva, Mariana Ramos e Thierry Simões. Em 2012, integra o Viewing Program do Drawing Center, Nova Iorque. 

Como escritora/poetisa, publica em 2014 e 2018, pela Editora Hélastre, os livros "Abecedário abetardário" e "Fotografismos e instantâneos", com Regina Guimarães. Em 2019 e 2020, publica pela Editora Douda Correria os livros "Assembleia" e "e aquáticos". 

ArtadentroExposicaoBote1ExposicaoBote2

  

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS