Alojamento Local para Aves | Época de Monitorização já começou

Regionais
Tools
Typography

Após seis meses da instalação da primeira caixa-ninho, o projeto Alojamento Local para Aves já anda no terreno a confirmar se os alojamentos locais foram ocupados. Com cerca de 700 caixas-ninho instaladas até ao momento no Algarve, em resultado de mais de 60 parcerias, as áreas urbanas contam agora com uma maior disponibilidade de cavidades para as aves se poderem reproduzir.

Embora tenha começado há pouco tempo, a primavera já trouxe muitas boas surpresas. Já são mais de 150 as caixas-ninho ocupadas, na maioria por espécies-alvo do projeto. A maior parte das famílias ainda estão a construir o ninho ou a incubar os ovos, mas algumas já se reproduziram com sucesso e abandonaram a caixa. Até ao momento, o chapim-real é a espécie com maior taxa de ocupação, havendo ninhadas que chegam às 8 e 9 crias. Com menor frequência aparecem o chapim-azul e o chapim-de-poupa.

Nas aves de rapina, os peneireiros-vulgares também têm dado sinais de gostar do modelo selecionado. Duas das 4 caixas-ninho instaladas em depósitos de água na cidade de Portimão já foram adotadas, estando neste momento as respetivas famílias a incubar os ovos. Também em Vila Real de Santo António, em parceira com um agricultor, confirmou-se a ocupação de duas caixas, ambas com ovos. Por fim, de destacar a ocupação da primeira caixa-ninho de coruja-das-torres, em Algoz.

Houve também tempo para a deteção de inquilinos inesperados. Foi o caso de duas corujas-do-mato em Cacela Velha. Depois de terem ficado sem ninho, para evitar que ingressassem no RIAS, o projeto deslocou-se ao local e instalou uma caixa-ninho. Sempre monitorizadas de perto, a família de corujas adotou de imediato o novo alojamento e as jovens corujas já começaram a realizar os primeiros voos. Também um casal de melros-azuis ocupou uma caixa em Silves.

Que surpresas reservarão as próximas visitas? Aljezur, Vila do Bispo, Vila Real de Santo António, e São Brás de Alportel serão os próximos municípios a serem visitados.

Pessoa a contactar: João Tomás (Associação Vita Nativa – Conservação do Ambiente) Contacto: +351 936436948 Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Associação Vita NativaAlojamentoAvesAlojamentoAves1AlojamentoAves2

 

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS