AOA apoia a Organização do "1º congresso Bilíngue Transfronteiriço de Algarve e Andaluzia"

Regionais
Tools
Typography

No âmbito do Projeto MOV (Movimento Oncológico pela Vida) através do Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Portugal/Espanha (POCTEP), a Associación Española Contra El Cancer Huelva (AECC) está a organizar o "1º congresso Bilíngue (Portugués – Castellano) Transfronteiriço", com o apoio da Associação Oncológica do Algarve (AOA).

A iniciativa é virtual e decorre nos dias 12 e 13 maio, das 16h00 às 20h00.

Neste âmbito, no dia 5 de maio, foi realizada uma Conferência de Imprensa, no Palácio Provincial de Huelva (Diputación de Huelva), para a divulgação do Congresso acima referido. Na conferência houve várias entidades oficiais presentes, conforme foto da apresentação, em anexo:
Enrique Pérez Viguera – Secretário do Conselho Provincial da AECC de Huelva; José Luis Bonilla – Gerente do Hospital Universitário Juan Ramón Jiménez; Gloria Puy – Presidente da AECC de Huelva; Maria Lurdes Santos Pereira – Presidente da Associação Oncológica do Algarve; María Eugenia Limón – Presidente do Conselho Provincial de Huelva; Juan Bayo – AECC Presidente Técnico em Huelva e Coordenador do Serviço de Oncologia Médica do Hospital Universitário Juan Ramón Jiménez de Huelva.

Em termos de alocuções ficaram registadas as da Presidente da AECC em Huelva, Gloria Puy, que afirmou que este congresso em colaboração com Portugal tem todo o sentido, especialmente desde a recente aprovação do Plano Europeu de Combate ao Cancro (Europe´s Beating Cancer Plan) e incentiva todas as pessoas de Huelva e de Andaluzia a se inscreverem e participarem nesta iniciativa de encontro entre pacientes, familiares e especialistas na luta contra o cancro.

Por sua vez, a Presidente da AOA, Maria de Lurdes Santos Pereira, agradece o esforço e o trabalho realizado para a realização deste congresso, destacando a importância de promover atividades com foco na prevenção da doença e na promoção da saúde.

O evento decorrerá em dois dias e ambos decorrerão das 16h00 às 20h00, o que permitirá uma maior compatibilidade com o horário de trabalho. Conforme o seguinte o programa do evento disponível para consulta em: (congresotransfronterizo.eventoscontraelcancer.es/agenda/), este contará com a participação de especialistas da área da saúde e científica, profissionais da instituição e pacientes, com o intuito de criar um espaço de partilha de informações e experiências através de conferências, workshops e mesas redondas, que serão de grande utilidade para os pacientes e seus familiares, pois darão respostas a muitas das preocupações que o cancro causa nos pacientes e no meio que os envolve.

Neste sentido, a Presidente do Conselho Provincial de Huelva, María Eugenia Limón, felicita a Associação Espanhola contra o Cancro de Huelva por ter conseguido adaptar o seu congresso às difíceis circunstâncias que vivemos devido à pandemia COVID 19, "melhorando-o, até, visto que vai envolver doentes e familiares tanto da Andaluzia como do Algarve ". María Eugenia Limón também convidou toda a sociedade a inscrever-se e previu um bom desenvolvimento do evento e assegurou que responderá "às preocupações que a doença apresenta aos pacientes e suas famílias, sempre com uma abordagem realista e esperançosa".

inscrição é gratuita e pode registar-se em:

congresotransfronterizo.eventoscontraelcancer.es/registro/

AOAAlgarveAndaluziaAOA

 

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS