Centro Ciência Viva de Lagos | Aprovado Financiamento para o Projeto "Ver para Crer"

Regionais
Tools
Typography

O Centro Ciência Viva de Lagos (CCVL) viu aprovado financiamento para o seu projeto Ver para Querer, um projeto de promoção da  Literacia dos Oceanos junto da comunidade da cidade de Lagos.

O Projeto VpQ, a ser executado nos próximos dois anos, desenvolverá um conjunto de ferramentas audiovisuais construídas com os alunos, com a comunidade local e com cientistas, no sentido de promover o conhecimento e valorizar o mar que temos todos os dias perto de nós.

É um projeto inclusivo, de envolvimento de todos, tendo também previsto um concurso de fotografia de sensibilização para a problemática do lixo marinho. Para fomentar os passeios à beira mar de forma sustentável, o projeto VpQ produzirá uma ferramenta interativa com um percurso à beira-mar entre a praia da Batata e a Praia da Dona Ana, sublinhando  a necessidade da preservação do ambiente e da biodiversidade. Envolve ainda campanhas de promoção de desportos náuticos, formações e workshops.

Mas o Ver para Querer “Irá mais longe, apelando também à memória e evocando a história de um passado geológico que está gravado nas rochas, bem como o património natural dos nossos dias. Tem sido uma das nossas apostas, a promoção e valorização do Património Natural de Lagos e do Barlavento algarvio, o do presente e o do passado mais distante e, nesse sentido, este projeto é uma sequência lógica do que temos feito.”, declarou Luís Azevedo Rodrigues, Diretor Executivo do Centro Ciência Viva de Lagos. Ainda nesta dimensão, será “feito o  apelo à memória dos mais velhos e sábios, que nos podem contar como era o mar e a vida em torno dele, num tempo em que eles andavam na escola, fazendo desta forma uma ponte entre gerações.”, acrescentou o Diretor do CCVL.

O Projeto Ver para Querer envolverá diretamente a comunidade escolar de Lagos, tendo como parceiros a Escola Básica do Bairro Operário e a Escola Básica de Santa Maria, do Agrupamento de Escolas Júlio Dantas, e o Centro de Formação Desportiva (CFD) de Surf do Desporto Escolar Desporto, do Agrupamento de Escolas Gil Eanes.

Para Miguel Figueiredo, do Centro de Formação Desportiva de Surf, “O projeto "Ver para querer" permitirá operacionalizar e enriquecer o plano de atividades do CFD, proporcionando aos nossos alunos vivências e aprendizagens no âmbito da literacia dos Oceanos, em harmonia com a nossa prática desportiva de eleição, o Surf.”

O Projeto Ver para Querer (VpQ) é financiado através do Programa Crescimento Azul, com uma dotação de 25 mil euros dos EEA Grants, mecanismo através do qual a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega apoiam financeiramente os Estados membros da União Europeia com maiores desvios da média europeia do Produto Interno Bruto per capita, como é o caso de Portugal.

Este projeto permitirá que o Centro Ciência Viva de Lagos e os seus parceiros trabalhem para uma Europa mais sustentável, competitiva e inclusiva.

Sobre o Centro Ciência Viva de Lagos

A divulgação científica e tecnológica junto do grande público é a principal missão do Centro Ciência Viva de Lagos, tal como a formação de animadores e professores, o apoio às escolas, a colaboração entre instituições científicas, empresas, autarquias e instituições educativas.

Para além das várias atividades inerentes ao seu espaço expositivo (Exposição Permanente, Exposições Temporárias, Oficinas Escolares, Saídas de Campo e Palestras), o CCVL tem vindo a assumir um papel relevante noutras áreas da Ciência, nomeadamente através da colaboração e implementação de projetos de Comunicação e Promoção da Cultura Científica ou como parceiro em Projetos de investigação científica desempenhando o papel de Comunicador de Ciência.

Saiba mais em https://lagos.cienciaviva.pt/

CCV LagosVerParaCrerCCVLagos

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS