Lagos | 47º aniversário do 25 de Abril celebrado em Lagos

Regionais
Tools
Typography

Embora em clima de pandemia e com as restrições que se impõem, Lagos não deixou de comemorar o 47º aniversário do 25 de Abril. Celebrar Abril, retirando todos os ensinamentos possíveis desta data tão marcante para o país, foram os pontos comuns dos discursos das diferentes forças políticas.

As cerimónias comemorativas iniciaram-se com a deposição de uma coroa de flores junto da estátua de Salgueiro Maia.

Seguiu-se a cerimónia do hastear das bandeiras, acompanhada pelo Hino Nacional interpretado pela Banda Filarmónica Lacobrigense 1º de Maio, no antigo edifício dos Paços do Concelho. O momento contou com a presença dos representantes dos diversos partidos políticos, assim como dos membros do executivo municipal, presidentes de Junta de Freguesia e Presidente da Assembleia Municipal.

A sessão solene contou com as intervenções dos deputados municipais dos diferentes partidos políticos (PAN, Bloco de Esquerda, CDU, PSD, LCF e PS). Nos seus discursos todos foram unânimes em reforçar os valores de Abril, o sentido de liberdade, de sociedade, de consciência. Os direitos conquistados com a revolução dos cravos foram também salientados em todas as intervenções, assim como a crescente necessidade de não os esquecer e valorizar cada vez mais, para a construção de um futuro mais sustentável.

As últimas intervenções couberam ao Presidente da Câmara Municipal de Lagos, Hugo Pereira, que destacou o real valor da liberdade, agora abalado pela situação pandémica e a enorme vontade de todos em regressar à normalidade. Para Hugo Pereira, é necessário uma enorme capacidade de nos reinventarmos, criando valor, honrando os compromissos e trabalhando dia após dia para apoiar os que ficaram mais fragilizados nos últimos meses.

O último discurso esteve a cargo de Paulo Morgado, Presidente da Assembleia Municipal de Lagos, que destacou a importância dos jovens e a sua tão notada ausência nestas festividades. Para o autarca é importante manter o dever de não esquecer as conquistas desta data e passar o legado aos mais novos, para que saibam criar uma sociedade mais justa, fraterna e igualitária.

Para Paulo Morgado, ainda muito está por fazer, pois o suporte social, a inovação e a ciência, ligados aos valores de Abril é que poderão ajudar a transformar a sociedade e a melhorar as condições da comunidade.

As restantes atividades programadas para o dia 25, realizaram-se apenas através das redes sociais, com dois momentos musicais, levados a cabo por Afonso Dias e pelo grupo de música tradicional portuguesa “Nem Truz Nem Muz” que, através das suas interpretações, relembraram as canções que fizeram Abril.

No facebook do município é possível apreciar diversos trabalhos produzidos por munícipes, que quiseram associar-se a estas comemorações, enviando trabalhos de diversas áreas passando pela literatura, desenhos, fotografias ou depoimentos de quem ainda recorda ter vivido este dia tão marcante da história do nosso país há precisamente 47 anos.

SC da CM LagosLagosCelebraAbrilLagosCelebraAbril1LagosCelebraAbril3

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS