Tavira | Refeições Escolares Gratuitas até ao Final do Ano

Regionais
Tools
Typography

Na sequência do atual contexto pandémico e do seu forte impacto socioeconómico, o Município continua a implementar medidas de modo a minimizar os efeitos desta crise nos tavirenses, nomeadamente, a continuidade do fornecimento gratuito de refeições escolares, até dia 31 de dezembro deste ano, aos alunos do Pré-escolar e 1.º Ciclo dos estabelecimentos de ensino básico do concelho, sob a responsabilidade da autarquia.

A situação social e económica das famílias residentes, no concelho, assim como as condições em que as crianças e os jovens frequentam a rede de escolas públicas é uma das preocupações da edilidade. Neste sentido, a adoção desta medida ajuda a dissipar as dificuldades sentidas nos agregados familiares.

A Câmara Municipal assegura refeições escolares a 725 alunos do 1.º Ciclo e a 215 do Pré-Escolar, tendo  garantido sempre o acesso gratuito a crianças com maiores necessidades sócio económicas (172 do 1.º Ciclo e 62 do Pré-Escolar - escalões A e B), verificando-se, agora, a necessidade de alargar a gratuitidade a todos os educandos.

A autarquia tem vindo a implementar diversas medidas e iniciativas de modo a beneficiar a qualidade da oferta à comunidade educativa, assim como a combater as desigualdades sociais, através do apoio prestado às famílias mais vulneráveis.

A requalificação de edifícios escolares, a aposta na informatização, na modernização e no conforto das salas de aulas, a par da melhoria da qualidade dos espaços exteriores são algumas das incentivas levados a acabo pela edilidade. A estes juntam-se outros, como a oferta dos materiais escolares ao 1.º Ciclo, a atribuição de bolsas de estudo aos alunos do ensino universitário e, ainda, o programa “Tavira – Férias Ativas” que visa o aproveitamento dos tempos livres dos jovens, orienta-os para o desempenho de atividades socialmente úteis.

Atualmente, a grande preocupação da autarquia recai sob os constrangimentos causados pela doença COVID-19, nomeadamente, em relação ao aumento da vulnerabilidade social das famílias, resultante do impacto direto provocado nos seus rendimentos. Como tal, a Câmara Municipal mantém-se alerta e continua a prestar todo o auxílio necessário ao bem-estar das famílias do concelho.

Mun de TaviraRefeicoesEscolaresTavira

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS