ColorADD: Alfabeto de Cores inclusivo já está disponível no 'MAR Shopping Algarve'

Regionais
Tools
Typography

Existem atualmente, a nível global, 350 milhões de daltónicos, o que representa 10% da população masculina em todo o mundo. As estimativas indicam que 42% destas pessoas sentem que é difícil integrarem-se na sociedade, algo que decorre da sua dificuldade em identificar as cores presentes em vários sistemas da vida quotidiana. Com vista à maior integração da população daltónica, os centros comerciais MAR Shopping Matosinhos e MAR Shopping Algarve implementam agora o sistema ColorADD, um projeto pioneiro com vista à plena integração de todos os visitantes, que através de sinalética não intrusiva complementa os sistemas de comunicação cromáticos já existentes.

O ColorADD está já ativo nos parques de estacionamento e nos sistemas de recolha seletiva de resíduos dos dois centros comerciais, os primeiros do país a implementar esta solução inclusiva. Como ação complementar à implementação do ColorADD, está também prevista a ativação de um plano de comunicação e aprendizagem onsite e online para visitantes e colaboradores.

Num mundo onde 90% da comunicação é feita através da cor, esta iniciativa visa incrementar a acessibilidade universal, proporcionando maior conforto e segurança ao público daltónico, surgindo esta medida na sequência do processo de qualificação e melhoria contínua da Ingka Centres – grupo que detém os dois centros comerciais –, no âmbito da sua responsabilidade social. Este processo surge também enquadrado com os objetivos de desenvolvimento sustentável da empresa para proporcionar universalidade e igualdade de acesso e usufruto de todos os seus equipamentos.

Ana Machado, Communication Business Partner para Portugal, Espanha, Itália, Croácia e Reino Unido, destaca mais um passo dado no incremento da acessibilidade de todos aos centros comerciais MAR Shopping Matosinhos e MAR Shopping Algarve, que vem complementar medidas já implementadas nos dois espaços, como a existência de lugares de estacionamento exclusivos para pessoas de mobilidade reduzida; WC equipados com compartimentos dedicados a pessoas com mobilidade reduzida e salas de amamentação; elevadores adaptados para invisuais e acessos através de elevador ou tapete rolante; política pet friendly e balcões de informações e eventos com acessos para pessoas de mobilidade reduzida. “Procuramos estar atentos para eventuais dificuldades que as pessoas nos visitam possam ter, mas melhorar continua e diariamente estas medidas”, remata a responsável.

Para 2021, os centros MAR Shopping têm como objetivo a obtenção da certificação AIS-Accessibility Indicator System, que visa o mapeamento das atuais infraestruturas de acessibilidade, enquadrando-as com os standards nacionais e internacionais, mas também a análise e melhoria da acessibilidade e mobilidade sensoriais e cognitivas.

PureMarShoppingAlgColorAdd

 

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS