Lagos adere ao Movimento Municípios pela Paz

Regionais
Tools
Typography

A Câmara Municipal de Lagos aceitou o convite que lhe foi endereçado pelo município do Seixal para integrar o Movimento Municípios pela Paz. Criado em 2016, por iniciativa do Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC) e um conjunto de municípios portugueses, o referido Movimento norteia a sua ação em função de dez compromissos, os quais são inspirados nos princípios da Carta das Nações Unidas e nos valores de Abril de 1974. A defesa da Paz, da Cooperação e da Solidariedade, enquanto valores essenciais ao desenvolvimento humano e à liberdade dos povos, são os objetivos pelos quais trabalham em parceria.

Comungando dos valores e princípios humanistas, consagrados na Constituição da República Portuguesa e na Carta dos Direitos Humanos, e impulsionada por este movimento, a Câmara Municipal de Lagos aprovou a adesão ao Movimento, comprometendo-se a implementar os 10 Compromissos pela Paz e a colaborar nas atividades definidas, envolvendo a comunidade local e as entidades que a integram.

Atualmente, já contando com Lagos, integram este movimento 32 municípios de várias regiões do país. Entre as ações previstas para 2021 está o Encontro da Paz, a realizar em Setúbal no próximo mês de junho, a realização de “Concertos para a Paz”, exposições, iniciativas destinadas à comunidade escolar, entre outras.

Informação complementar:

O Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC) é uma Organização Não Governamental (ONG), que formalizou a sua constituição a 24 de Abril de 1976, tendo desenvolvido abertamente a sua atividade logo após o 25 de Abril de 1974. É herdeiro e fiel aos princípios que norteiam o movimento da Paz em Portugal desde os primeiros tempos da sua existência, no início da década de 50.

10 Compromissos pela Paz 

SC da CM LagosMunicipioPAZLagos

 

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS