Albufeira | Município Assinala Comemorações do 47º Aniversário do 25 de Abril

Regionais
Tools
Typography

O programa de Comemorações do 47º Aniversário do 25 de Abril no concelho de Albufeira, em tempos de pandemia, tem um formato diferente, mais reduzido e que privilegia as iniciativas digitais, para evitar o ajuntamento de pessoas. As comemorações têm início a 23 de abril, às 14h00, com a Conferência online “A Resistência no Feminino – A Presença na Ausência das Infraestruturas Algarvias”, pela Profª Maria João Raminhos Duarte. O concerto comemorativo “Zeca Afonso” por Pedro Jóia, no dia 24, vai ser, também, transmitido online, com início às 21h30, a partir do Auditório Municipal. No dia 25 de Abril, após o tradicional Hastear da Bandeira, às 9h30, em frente aos Paços do Concelho, o programa encerra com o V Duatlo de Ferreiras, a partir das 10h30, este ano com medidas reforçadas de segurança, circulação e vigilância.

As comemorações do 25 de Abril deste ano, em Albufeira, começam no feminino. A investigadora Maria João Raminhos Duarte vai apresentar, no dia 23, uma conferência intitulada “A Resistência no feminino: arte e narrativa das insurgentes algarvias”. A oradora é doutorada integrada do Instituto de História Contemporânea/Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e vai recordar as mulheres algarvias que se opuseram ao regime ditatorial e que durante algum tempo foram esquecidas e estiveram na sombra da História, não obstante terem sido alvo de prisão, perseguição e tortura, para além de terem tido um papel fundamental para que a democracia viesse a ser uma realidade, nomeadamente, conferindo diversos direitos às mulheres. Esta conferência será online, a partir das 14h00.

José Carlos Rolo destaca “eu sempre fui um democrata e as minhas preocupações estiveram sempre voltadas para o bem social. Importa nunca esquecer que é graças a este momento da História que se instaura o Poder Local Democrático no nosso País, que permite a todas e a todos, terem voz, terem um papel ativo sem discriminações e sem medo, que era a tónica de um tempo em que eu vivi”. O presidente da Câmara Municipal de Albufeira espera “que os jovens, fundamentalmente, acompanhem a conferência e que reflitam no valor simbólico das cerimónias, pois não viveram um tempo que lhes é impossível conhecer, mas devem ouvir com atenção para que nunca mais lhes seja retirada a liberdade de ser e de pensar, os direitos sociais e a possibilidade de sonhar”.

Na noite do dia 24, realiza-se o espetáculo comemorativo “Zeca Afonso” pelo músico Pedro Jóia. O concerto vai ser transmitido online, a partir do Auditório Municipal de Albufeira, às 21h30.

A Conferência e o Concerto vão ser transmitidos através dos canais de Facebook e YouTube albufeira.pt.

No dia 25, as comemorações começam às 9h30, em frente aos Paços do Concelho, com o habitual Hastear da Bandeira com Guarda de Honra pelos Bombeiros Voluntários de Albufeira, ao som do Hino Nacional interpretado pela Banda da Sociedade Musical e Recreio Popular de Paderne.

O V Duatlo de Ferreiras regressa à estrada com medidas reforçadas de segurança, circulação e vigilância. A prova, que faz parte do Campeonato de Duatlo do Algarve, tem início marcado para as 10h30, do dia 25 de abril, junto ao Estádio da Nora. Com esta iniciativa desportiva o Município de Albufeira encerra o programa das Comemorações do 47º Aniversário do 25 de Abril no concelho, este ano mais reduzido, mas não menos significativo, defende José Carlos Rolo.

DCRP da CM AlbufeiraAlbufeira25Abril

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS