Lagos | Censos 2021 está a chegar

Regionais
Tools
Typography

Começa no próximo dia 5 de abril a primeira fase daquela que é a maior operação estatística do país. A partir desse dia, toda a população irá receber em casa uma carta do Instituto Nacional de Estatística (INE) com os códigos necessários para responder online. As visitas dos recenseadores mantêm-se, mas, devido à situação epidemiológica, está a ser promovida a resposta através da Internet. Saiba quais as fases desta grande operação que envolve a participação de todos.

Realizada pelo INE com a colaboração das autarquias e juntas de freguesia, os CENSOS realizam-se de 10 em 10 anos para determinar dados estatísticos extremamente úteis para a gestão por parte de órgãos de poder nacional e local, empresas públicas e privadas, investigadores, estudantes, comunicação social, entre outros. É através das contas dos CENSOS que, por exemplo, são construídos hospitais, escolas, estradas e outras infraestruturas. Conforme a Lei 22/2008 de 13/05, a sua resposta é obrigatória e está sujeita a um rigoroso controlo de confidencialidade e proteção de dados.

Assim, os CENSOS 2021 começam já no dia 5 de abril com a receção de uma carta do INE (entrega feita pelo recenseador) com um código e password de acesso a utilizar no site oficial da operação.

Entre os dias 19 de abril e 5 de maio, deverá responder às questões no portal através de um computador, tablet ou smartphone com acesso à Internet. No final, é só selecionar “Entregar”. Simples e rápido!

Caso não tenha condições para responder através da Internet ou tenha dificuldades em interpretar as questões, o INE, município e juntas de freguesia disponibilizam várias opções para que o processo decorra da forma mais harmoniosa possível:

  • Linha de Apoio CENSOS 2021 (INE) – 210 542 021
  • Gabinete do Munícipe da Câmara Municipal de Lagos (Paços do Concelho Séc. XXI – 2.ª a 6.ª das 9h00 às 17h00) - 282 780 900
  • Balcão Ecensos - Município de Lagos
  • Juntas de Freguesia (no horário normal de funcionamento)
    • São Gonçalo – 282 763 827
    • Luz – 282 789 722
    • Odiáxere – 282 798 547
    • Bensafrim e Barão de S. João – 282 687 175

Dada a situação epidemiológica, para sua segurança, comodidade e rapidez de resposta, a campanha dos CENSOS 2021 privilegia a resposta através da Internet. No entanto, poderá receber a visita de um recenseador, já a partir do dia 5 de abril, sendo que qualquer contacto presencial segue o protocolo de segurança de saúde pública decorrente da crise pandémica. Os recenseadores são recrutados pelo INE propositadamente para desempenharem estas funções e poderão, nalgumas situações, ser pessoas conhecidas na localidade. Todos os recenseadores estarão devidamente identificados por um cartão de identificação de recenseador devidamente autenticado com o selo branco do município e assinado pelo Delegado Regional do INE.

Em caso de dúvida, a lista dos recenseadores por freguesia estará disponível para consulta no site da Câmara em www.cm-lagos.pt.

Poderá ainda confirmar a identidade do recenseador da sua área de residência por telefone, junto da PSP (282 780 240) e da GNR (282 770 010).

Neste CENSOS 2021, contamos todos, contamos com todos.

SC da CM LagosCensos2021Lagos

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS