ASMAL e CCVAlg numa parceria rumo à Ciência Inclusiva “Não há Simão sem Vulcão”

Regionais
Tools
Typography

A série “Não há Simão sem Vulcão” é constituída por um conjunto de pequenas entrevistas, que já se encontram disponíveis na plataforma Youtube, do Centro Ciência Viva do Algarve (CCVAlg). O protagonista é Simão Pedro Freitas, vulcanólogo autodidata, utente do Fórum Sócio-Ocupacional da Associação de Saúde Mental do Algarve – ASMAL. Na verdade, como no-lo mostra a série, Simão transformou a sua paixão pelos vulcões em conhecimento científico, com factos e dados sempre atualizados.

Sublinha-se que esta Atividade Socialmente Útil (ASU) desenvolvida pelo especialista em vulcões, desde 2016, é fruto de uma parceria estabelecida entre a ASMAL e o CCVALG. Aliás, toda a ASU tem como objetivo promover a inserção profissional, o apoio e a inclusão social dos utentes da ASMAL, sendo que, em retorno, os mesmos prestam um contributo cívico a favor da comunidade onde se inserem.      

Hoje, no CCVAlg, Simão Freitas é considerado um consultor da equipa para a vulcanologia, sendo convidado a partilhar os seus conhecimentos com o público, sobretudo o escolar, através das atividades sobre “Erupções Vulcânicas”, que este centro propõe.

A ideia de dar voz ao vulcanólogo por meio de uma série de entrevistas, surgiu como uma alternativa para não quebrar esta ligação interrompida, em 2020, pela entrada em vigor do estado de emergência. Assim, têm-se sucedido os episódios, ora gravados no CCVAlg, quando o estado do país o permite, ora por videoconferência, num trabalho colaborativo entre a equipa do CCVAlg, os seus voluntários Europeus, acompanhados pela ECOS e DYPALL, e a equipa da ASMAL.

O resultado está a superar as expetativas, quer pelo entusiasmo e profissionalismo do Simão, quer pela dedicação das equipas: há já sete episódios publicados sobre especificidades dos vulcões do Planeta Terra, lendas e curiosidades. Estes pequenos vídeos, além de uma fonte de conhecimento, podem ser utilizados como recursos didáticos de introdução à geologia no ensino básico.

CCV AlgarveSimaoVulcaoCCVAlg

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS