Vila Real Santo António | Abriu o 1º Curso de Turismo de Natureza e Aventura da Escola de Hotelaria e Turismo de VRSA

Regionais
Tools
Typography

A Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de Santo António (EHTVRSA) concretiza a abertura do curso de Turismo de Natureza e Aventura (TNA), no ano em que assinala 15 anos de atividade. Com o objetivo de criar impacto positivo na região e alavancar serviços diferenciados que garantam experiências únicas a quem nos visita, o curso surge numa altura em que as instituições turísticas nacionais e internacionais apontam para a procura de novas formas de fazer turismo, assente em modelos inovadores, sustentáveis e equitativos.

Há sensivelmente um ano atrás a escola promoveu uma primeira reunião com diferentes parceiros institucionais, empresários e demais interessados, na qual foi apresentada a intenção de dinamizar o curso de TNA. A proposta foi acolhida e considerada relevante por surgir como uma oferta formativa diferenciada, no sentido de valorizar e dinamizar o potencial com que a natureza nos presenteia nesta zona do sotavento algarvio e do baixo guadiana transfronteiriço.

É notório o entusiamo entre os participantes, cujas motivações são na sua maioria empreendedoras e de prática de um turismo mais sustentável, sendo o curso por si só a oportunidade única para desenvolver experiências pessoais enriquecedoras e de capacitação diferenciada no âmbito de atividades como o Birdwatching, canoagem, escalada, entre outras, que serão uma constante, sempre na máxima segurança.

A vertente ambiental visa a valorização sustentável dos recursos naturais e é vista como uma oportunidade de valorização das infraestruturas associadas à natureza e aventura, à cultura e ao património. Nos próximos 3 semestres estes alunos têm a oportunidade de  praticar atividades ao longo da GR 15 – Grande Rota do Guadiana e da Rede de percursos pedestres do Baixo Guadiana, assim como experienciar percursos no âmbito da Rede Europeia de Ciclovias, nomeadamente a Rota da Costa Atlântica, que inicia o seu percurso em Vila Real de Santo António.

Localizada numa região considerada de baixa densidade populacional, a EHTVRSA desenvolve diversas parcerias locais e regionais com vista à valorização da formação profissional e dos recursos naturais do Sotavento, com especial ênfase em toda a região do Baixo Guadiana transfronteiriço, contribuindo assim para a promoção de uma economia sustentável na região, assente na promoção do estilo de vida mediterrânico, onde se incluem as atividades de lazer e a prática de atividade física regular.

EHT VRSAEscolaHotelariaVRSA1

 

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS