Lagoa | Orçamento Participativo coloca Novos Abrigos para Passageiros  

Regionais
Tools
Typography

O Município de Lagoa já instalou os 14 novos abrigos para passageiros e prepara-se para substituir os abrigos degradados existentes no concelho.

A ideia surgiu no âmbito do Orçamento Participativo (edição de 2019) onde um grupo de cidadãos propôs a colocação de 2 abrigos de passageiros em locais da freguesia de Porches. O executivo municipal avaliou a ideia e decidiu aplicá-la a toda a linha de Porches. Prepara-se agora para a replicar em todo o concelho de Lagoa.

Para além de pertencerem a uma nova geração de mobiliário urbano, os novos abrigos dispõem de entradas USB que permitem aos utentes carregar dispositivos eletrónicos de uso pessoal, como por exemplo telemóveis. Esta oferta é particularmente relevante para os estudantes que usam o autocarro da Câmara Municipal de Lagoa para se deslocarem até às escolas.

O Município de Lagoa, aproveitou, também, esta oportunidade para promover o concelho e o que de melhor ele tem para oferecer, a quem o visita. Estes abrigos são decorados com elementos tradicionais do concelho, bem como de locais e praias emblemáticas, conhecidas um pouco por todo o mundo.

O investimento já realizado é de 25 mil euros e refere-se à aquisição das 14 unidades que foram colocadas na freguesia de Porches.  Já estão, entretanto, em curso os preparativos para a aquisição de outros abrigos que deverão substituir os atualmente instalados noutras linhas de transportes públicos de todo o concelho.

De recordar que o Orçamento Participativo (OP) é uma prática de governação pública adotada pela primeira vez em Lagoa em 2014. Trata-se de um processo que incentiva a população a propor onde, e em quê, deve ser aplicada uma parte do orçamento municipal.

Os munícipes são todos os anos convidados a apresentar e a discutir propostas que considerem prioritárias, até um valor máximo total de 300 mil euros por ano. A Câmara de Lagoa tem vindo a integrar estas propostas no orçamento municipal e a garantir a sua execução. 

GC do Mun Lagoa(Algarve)AbrigoPassageiros1AbrigoPassageiros2AbrigoPassageiros3AbrigoPassageiros5

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS