MAR Shopping Algarve | Angariação de Bens para Projetos de Reinserção Social de Sem-abrigo

Regionais
Tools
Typography

O MAR Shopping Algarve lança, durante o mês de março, uma campanha de doação e angariação de bens para dois projetos de reinserção social de sem-abrigo que estão a ser implementados, no Algarve, pela Associação G.A.T.O. – Grupo de apoio a Toxicodependentes. Com o mote “o mais pequeno gesto faz a maior das diferenças”, a campanha de recolha de eletrodomésticos e equipamentos para a casa tem como objetivo ajudar a equipar os “Apartamentos Partilhados” e o “Projecto – Casa Ajuda”, integrado na iniciativa nacional Housing First, duas respostas sociais que estão a ser ativadas em Loulé e que, no total, vão apoiar um total de 15 pessoas em situação de sem-abrigo.

As doações de equipamentos e materiais, novos ou em segunda-mão, podem ser feitas junto ao Balcão de Informações do MAR Shopping Algarve até ao dia 31 de março. As duas tipologias de projetos de habitação entram em funcionamento em meados de março e já estão mobiladas, sendo necessário complementar as instalações com eletrodomésticos tais como ferros de passar, televisores, torradeiras, máquinas de café ou varinhas mágicas, assim como outros elementos essenciais à vida quotidiana, como toalhas, almofadas, cobertores, edredons e lençóis, candeeiros, palamenta de cozinha, utensílios de wc, entre outros.

Através da Associação G.A.T.O. vão ser implementados dois “Apartamentos partilhados” temporários, com capacidade para dez pessoas, e cinco habitações individuais na tipologia “Housing First”, pioneira no Algarve e uma inovação recente na resposta a este problema social. Estes modelos de habitação têm como objetivo a reinserção e integração de pessoas em situação de sem-abrigo na sociedade, promovendo a vida independente e fazendo o acompanhamento por uma equipa técnica, que se foca em áreas como a saúde, educação, trabalho, higiene e gestão doméstica.

A Associação G.A.T.O. está também a colaborar com a Câmara Municipal de Loulé nas iniciativas dos “Apartamentos Partilhados” e do Projeto – Casa Ajuda” Housing First, que no total vão ajudar 15 pessoas. Estes projetos, que atualmente estão a ser implementados nas zonas do Algarve, Lisboa e Porto, decorrem de protocolos assinados entre o Instituto da Segurança Social e várias associações locais, ao abrigo da Estratégia Nacional para a Integração das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo.

No Algarve, dois destes protocolos foram assinados com o G.A.T.O – Grupo de Ajuda a Toxicodependentes, uma IPSS que existe há mais de 30 anos no Algarve, estando sediada em Faro. A Associação foca-se nas áreas de prevenção, tratamento e reinserção de pessoas com problemas de drogas lícitas e ilícitas, mas também no apoio à população desfavorecida, apoio a crianças e jovens em risco e promoção da igualdade de género.

PureMarShoppingDoaBens

 

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS