“Cultura Algarve 2030 – Aspirações e visões de futuro” vai ser o título do estudo, que resulta de uma colaboração entre a AMAL - Comunidade Intermunicipal do Algarve e o CIAC - Centro de Investigação em Artes e Comunicação da Universidade do Algarve. O documento deve ficar concluído até ao final do verão deste ano.
É um trabalho de auscultação do território (municípios, agentes culturais e outras entidades e organizações relevantes neste contexto) que vai permitir agregar aspirações e visões de futuro e congregá-las em grandes visões para a cultura no Algarve na próxima década. Durante os próximos meses, a AMAL, em estreita parceria com a Faro 2027 – Candidatura de Faro a Capital Europeia da Cultura, a Direção Regional de Cultura do Algarve e a Universidade do Algarve, vai promover algumas iniciativas, como conferências e sessões de debate abertas ao público, que permitam discutir temáticas específicas ligadas a esta área.
Um documento como aquele que se pretende contruir não só se assume como linha orientadora, ainda que genérica, para os municípios e entidades regionais, como pode, e deve, ser um contributo importante para o enquadramento de políticas públicas com vista a obtenção de financiamento comunitário no próximo Quadro Financeiro Plurianual (2021 – 2027).
O resultado final do trabalho deve contemplar os seguintes aspetos da produção cultural na região: O Passado - as culturas que conformam a cultura do Algarve O Presente - análise dos dados e prognóstico da atual situação O Futuro - prospectivas e ideias para a viabilização de projetos e apontamentos para o futuro da cultura na região.
No fundo, o que se pretende é que deixe importantes contributos para: 1. O desenvolvimento das linhas orientadoras para a cultura, artes e património nos próximos anos para a Região do Algarve 2. A promoção de uma visão prospectiva para a cultura na região 3. A definição dos princípios orientadores para uma visão de futuro da cultura como oportunidade de desenvolvimento 4. A criação de valor sustentado associado à cultura na região.
O Município de São Brás de Alportel e a Associação de Produtores Florestais da Serra do Caldeirão (APFSC) assinaram hoje, dia 12 de abril, um protocolo de colaboração que dá continuidade e reforça o trabalho realizado desde 2010 em prol da valorização do potencial florestal e da prevenção de incêndios rurais.
Uma parceria em que a Associação de Produtores Florestais se compromete a contribuir para a valorização da fileira florestal, o fomento da proteção florestal e a preservação dos valores naturais da Serra do Caldeirão, compatibilizando a utilização das áreas florestais com outras atividades agroflorestais como a silvo pastorícia, a cinegética, a apicultura e o turismo rural a par da prevenção e defesa da floresta da Serra do Caldeirão contra incêndios rurais.
A par destes trabalhos, a associação irá prestar apoio e aconselhamento técnicos, continuar a promover a Zona de Intervenção Florestal da Serra do Caldeirão/São Brás de Alportel, assim como sensibilizar e mobilizar os produtores florestais para a importância de criar mais zonas de intervenção florestais no concelho assim como de outros instrumentos de gestão florestal.
Os trabalhos de silvicultura preventiva executados pela associação decorrerão em conformidade com o Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios. As equipas de Sapadores Florestais da associação estarão disponíveis para ser mobilizadas para a vigilância de áreas do concelho definidas no Plano Operacional Municipal (POM), para primeira intervenção e apoio ao combate a incêndios rurais e ações de rescaldo e vigilância pós-incêndio.
A sensibilização da comunidade para a importância de cumprimento da legislação em vigor em matéria de limpeza da floresta, do espaço rural para prevenção de fogo e proteção de pessoas e bens é outra das áreas e que a associação se compromete a colaborar com o Município de São Brás de Alportel.
Um trabalho que dá um contributo importante para a execução dos trabalhos de prevenção de incêndios florestais e da valorização da floresta são-brasense e que passa a contar com um apoio anual do município de 22.000,00€.
O interior algarvio, promovido como a área mais genuína da região por conservar costumes e tradições seculares que, regra geral, estão associados aos recursos naturais, é atualmente um ponto de atração turística que contribui para a dinamização económica e social destas zonas onde ao mesmo tempo se trava um combate contra a desertificação humana.
A proteção e a valorização do património natural e florestal da Serra do Caldeirão e a prevenção de incêndios florestais são frentes vitais para alcançar estes objetivos que integram a estratégia municipal para um desenvolvimento sustentável do concelho.
GI da CM SBAFotos: Vitor Guerreiro, presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, Valentina Sousa, presidente da Direção da Associação de Produtores Florestais da Serra do Caldeirão e Gilberto Pereira, vice-presidente da direção da APFSC assinam protocolo.
No âmbito do programa Encontro com Autores (online), realiza-se, no dia 23 de abril, pelas 18h00, via Facebook do Município de Tavira, uma conversa com a escritora Lídia Jorge.
A sessão, conduzida por Ana Isabel Soares (Professora Auxiliar na Universidade do Algarve) e Paulo Nóbrega Serra (Professor convidado do Centro de Língua Portuguesa na Universidade Nacional de Timor Lorosa’e), visa promover o debate sobre livros, cinema, cultura e a reflexão acerca da questão: “Como viver depois da pandemia?”.
Lídia Jorge é considerada um dos mais destacados nomes da literatura portuguesa das últimas décadas, em especial pela sua produção ficcional.
A sua produção literária traduz-se num diálogo intenso, muitas vezes crítico, com o país que vive a mudança do século sob o signo de transformações sociais e mentais às vezes aceleradamente incorporadas no viver coletivo.
2. APOIO À POPULAÇÃO3. APOIO ÀS AUTORIDADES DE SAÚDE
➢ Mantêm-se preparados o Pavilhão Desportivo Municipal da Penha- Faro e o Portimão Arena, em Portimão, para uma eventual necessidade de instalar Hospitais de Campanha.
➢ Os municípios mantêm o apoio, ou estão disponíveis para apoiar, as Autoridades de Saúde locais, no rastreio epidemiológico a realizar à população.
➢ De acordo com as diretrizes da Direção-Geral de Saúde, todos os municípios da Região estão a apoiar a implementação dos centros de vacinação municipais.
4. AÇÕES DESENVOLVIDAS
➢ Ações de formação e sensibilização
Os Serviços Municipais de Proteção Civil, em parceria com a Autoridades de Saúde e Segurança Social, devidamente adaptadas à realidade territorial de cada concelho, com o apoio dos diversos Agentes de Proteção Civil e demais Entidades Cooperantes, continuam a desenvolver ações de sensibilização e formação.
5. EQUIPAS ESPECIALIZADAS PARA RESPOSTA À SITUAÇÃO PANDÉMICA PELO VÍRUS SAR-CoV-2
No âmbito do Plano de Operações Distrital para o Coronavírus (COVID - 19) - PODCoV, mantêm-se operacionais, em todos os Corpos de Bombeiros da Região do Algarve, 21 Ambulâncias de Socorro dotadas de Equipas especializadas para resposta à situação pandémica.7. EVOLUÇÃO DO NÚMERO DE NOVOS CASOS CONFIRMADOS NA REGIÃO DO ALGARVE – 11 DE ABRIL 20218. CASOS ATIVOS E RECUPERADOS POR CONCELHO NA REGIÃO DO ALGARVE – 11 DE ABRIL 20219. OUTROS
➢ Todos os pedidos colocados ao sistema de emergência e proteção civil, quer no nível regional, quer no nível municipal, foram satisfeitos em tempo útil. ➢ Todas as sextas-feiras, como habitualmente, será difundida a Nota Informativa semanal, com o ponto de situação das diferentes dimensões da coordenação estratégica, em matéria de prevenção, preparação e resposta, face à pandemia do novo coronavírus (COVID-19), no Algarve. As Conferências de Imprensa realizar-se-ão sempre que a situação o aconselhar, por decisão do Presidente da Comissão Distrital de Proteção Civil, com conhecimento prévio aos Órgãos de Comunicação Social.
Este ano, a Câmara de Portimão vai assinalar o Dia Internacional da Mulher, que se comemora a 8 de março, desenvolvendo iniciativas no âmbito do Plano Municipal para a Igualdade de Género (2017-2021), que visa consciencializar a comunidade local para as questões consagradas por esta temática.
Nesse sentido, foi endereçado um inovador convite à população, ao movimento associativo e aos recursos humanos autárquicos, estimulando uma reflexão sobre o significado de celebrar o Dia da Mulher.
O objetivo da iniciativa é perceber o que significa ser mulher nos dias de hoje, sendo veiculados os testemunhos e opiniões de todos os intervenientes sobre a reflexão proposta, através de pequenos vídeos. Outra das ações desafiará as crianças e os jovens, no âmbito do projeto Reviver o meu Bairro, a representarem através de registos fotográficos, as suas ideias sobre o que é ser mulher.
Todos esses contributos serão partilhados na página oficial de Facebook do Município de Portimão (www.facebook.com/portimaomunicipio), transmitindo a mensagem da importância de fomentar novas atitudes e comportamentos no que respeita à igualdade e à não discriminação.
Por sua vez, o Facebook da Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes (www.facebook.com/BMMTGPortimao) apresentará, entre as 10h00 e as 21h00 do dia 8 de março, histórias de 15 personagens femininos em destaque na literatura mundial. Detentoras de personalidades que desafiaram o status quo da época em que os seus criadores as situaram, foram-lhes incutidas mentes criativas e geniais, muito à frente de seu tempo.
A lista proposta é a seguinte: Julieta Capuleto (“Romeu e Julieta”, de William Shakespeare); Anna Karenina (“Anna Karenina”, Leon Tolstói); Clarissa Dalloway (“Mrs. Dalloway”, Virginia Woolf); Lolita (“Lolita”, Vladimir Nabokov); Blimunda (“Memorial do Convento”, José Saramago); Capitu (“Dom Casmurro”, Machado de Assis); Elizabeth Bennett (“Orgulho e Preconceito”, Jane Austen); Iracema (“Iracema”, José de Alencar); Alice (“Alice no País das Maravilhas”, Lewis Carroll); Emília (“Sítio do Pica-pau Amarelo”, Monteiro Lobato); Catherine Earnshaw (“O Monte dos Vendavais”, Emily Brontë); Gabriela da Silva (“Gabriela, Cravo e Canela”, Jorge Amado); Dorothy Gale (“O Feiticeiro de Oz”, L. Frank Baum); Úrsula Iguarán (“Cem Anos de Solidão”, Gabriel García Márquez); e Macabéa (“A Hora da Estrela”, Clarice Lispector).
A área do desporto da autarquia também participa na efeméride, partilhando dois vídeos que convidam à atividade física, particularmente dirigida às mulheres. As interessadas poderão acompanhar às 9h30 e às 18h30 os exercícios propostos, através do Facebook do Desporto - www.facebook.com/cidadeeuropeiadodesporto2019.