Numa altura em que, em todo o mundo, as esperanças no combate à pandemia da COVID-19 se focam na vacina, o programa de vacinação no concelho de Loulé encontra-se numa fase bastante avançada.
Até esta quinta-feira, 4 de março, já tinham sido inoculados 23% dos cidadãos pertencentes aos grupos de risco, ou seja, com uma idade acima dos 80 anos e também pessoas com 50 ou mais anos com comorbilidades associadas (doenças respiratórias, problemas cardíacos, insuficiência renal ou respiratória, entre outras).
Nas 14 estruturas residenciais para idosos existentes no território concelhio, a vacinação está igualmente bastante adiantada, pois, na maioria dos lares, a totalidade dos utentes e dos profissionais elegíveis já foi vacinada com as duas doses; apenas três estabelecimentos, a ASCA, em Almancil, e os Lares da Tôr e da Santa Casa da Misericórdia de Loulé, aguardam a administração da segunda dose. Destaque também para o processo de inoculação dos bombeiros e das forças policiais, nomeadamente dos agentes da Guarda Nacional Republicana e Polícia Marítima, em que, em ambos os casos, 50% já estão vacinados contra a COVID-19.
Refira-se que o plano de vacinação no concelho de Loulé teve início na segunda semana do mês de janeiro, precisamente nos lares. O município conta, neste momento, com dois postos de vacinação: no Centro de Saúde de Loulé e na Extensão de Saúde de Quarteira. A Câmara Municipal de Loulé tem sido, desde a primeira vaga do vírus, um importante parceiro da Administração Regional de Saúde, nomeadamente em termos do apoio logístico, mas também no que respeita à monitorização da pandemia, através de equipamentos como a Unidade de Apoio à Saúde Pública de Loulé.
“Com o acentuado decréscimo dos casos de infeção no concelho ao longo das últimas semanas (finalmente encontramo-nos no patamar de risco moderado) e com o acelerar do processo de vacinação, estão reunidas as condições para podermos estar mais otimistas quanto ao futuro da situação epidemiológica. Mas, precisamente por estarmos no bom caminho, não podemos baixar os braços e temos que nos manter alerta, não descurando as medidas de proteção individual.“, esclarecem os responsáveis autárquicos.
O dia 8 de março estará para sempre ligado ao concelho de Silves como o dia de aniversário do poeta e pedagogo João de Deus, data anualmente assinalada pela autarquia em homenagem à sua vida e obra. Face à importância desta incontornável personalidade, de extraordinário valor municipal e nacional, o Município de Silves instituiu o Dia Municipal de João de Deus. Esta decisão foi aprovada em reunião do executivo camarário, realizada a 22 de fevereiro, e mereceu aprovação da Assembleia Municipal, decorrida a 5 de março.
É, assim, neste contexto que, o próximo dia 8 de março será, no concelho de Silves, Dia Municipal de João de Deus, o filho mais ilustre do concelho, figura que se destacou no séc. XIX com a criação do inovador método de ensino da leitura “A Cartilha Maternal ou Arte de Leitura”, obra pedagógica com a qual combateu o analfabetismo desse século e revolucionou o panorama educativo nacional. Um pensador e autor que se destacou em outros campos literários, revelando-se, também, um eminente poeta lírico do movimento ultra romântico. Este e outros factos levam a que o mesmo seja o único algarvio a repousar no Panteão Nacional, local que acolhe algumas das mais importantes personalidades da história e cultura portuguesas de todos os tempos, onde se encontra sepultado desde 1966, depois de, no ano da sua morte, os seus restos mortais terem sido depositados na capela do batistério do Mosteiro dos Jerónimos.
“Com a instituição deste dia, o Município de Silves pretende evocar e promover a memória de uma ilustre personalidade do concelho de Silves, quer por se tratar de um pedagogo que revolucionou o panorama educativo português na luta contra o analfabetismo com a implementação de um método de ensino da leitura de tal forma facilitador que muitas mães aprenderam e ensinaram, também elas, os seus filhos a ler; quer, também, por se revelar como um pensador e um poeta, já na altura, respeitado e aclamado em vida pelos pares”, refere Rosa Palma, Presidente da Câmara Municipal de Silves, considerando ser “não só uma missão, mas um privilégio, para a autarquia poder comemorar a vida, o talento e a genialidade de uma personalidade tão única e querida do nosso concelho”. "Por outro lado, a instituição deste dia vem coroar todo o profundo trabalho de glorificação do poeta e pedagogo que tem vindo a ser efetuado pelo Município de Silves, que viu, no ano passado, sob o alto patrocínio da Presidência da República, ser editado, com o seu apoio, um importante estudo histórico e historiográfico (não biográfico) sobre o poeta pedagogo – intitulada «João de Deus imortal e intemporal» - da autoria da professora Maria João Raminhos Duarte e do livro infantil de fábulas joaninas genialmente ilustrado por Marta Jacinto”, revela a autarca, levantando o véu do que ainda se avizinha ao referir que “outras novidades estão em fase de desenvolvimento, entre elas uma biografia, da autoria do professor José Alberto Quaresma”.
De salientar que a Câmara Municipal de Silves é a primeira autarquia de Portugal continental a priorizar e a valorizar uma personalidade das letras e da cultura portuguesa com a criação de um dia em sua memória, contribuindo, assim, para a valorização da identidade cultural do concelho e da região.
O Município de Silves convida todos a lembrar João de Deus e a, no próximo dia 8 de março, Dia Municipal de João de Deus, acompanharem a cerimónia de homenagem e todas as atividades programadas no âmbito do seu 191.º aniversário.
A Rede de Bibliotecas do Concelho de Loulé (RBCL) reuniu 14.166 livros numa campanha solidária desenvolvida em parceria com a Liga dos Combatentes – Núcleo de Loulé e a Escola Portuguesa de São Tomé – CELP, com o objetivo de fazer chegar àquele país africano livros infantojuvenis, de adulto, e manuais escolares.
A pandemia suspendeu a campanha por várias vezes, mas a RBCL e os parceiros envolvidos estão empenhados em colocar os livros no continente africano. Na Semana da Leitura, que se realiza entre 8 e 12 de março sob o lema “Ler sempre. Ler em qualquer lugar”, a RBCL está à procura de novos parceiros que ajudem a viabilizar a chegada dos livros a S. Tomé.
A Liga dos Combatentes - Núcleo de Loulé, através do seu presidente, Manuel Costeira, promete envidar todos os esforços, junto do Exército e da Marinha, para fazer esta campanha chegar a bom porto. “É certo que, neste contexto, teremos de contar com a impossibilidade de manter uma regularidade nas ações, mas, ainda assim, valerá a pena tentar”, diz.
Conhecedor da cultura e da realidade africanas, nas muitas vezes que viaja para o continente, leva sempre a sua mala repleta de livros e materiais escolares. Pelas missões desenvolvidas naquele território, o presidente do Núcleo de Loulé refere que a Marinha seria o parceiro ideal: “um contentor deverá ficar cheio, mas outras propostas poderão vir a ser consideradas”, refere.
Os livros aguardam o transporte para Lisboa em dois armazéns cedidos pela comunidade louletana. Assim que possível, seguirão para S. Tomé. A entrega no país será garantida pela Liga dos Combatentes, que deslocará uma delegação/comitiva para o efeito.
A campanha “Livros Solidários para São Tomé”, promovida pela RBCL, contou com o apoio da comunidade das escolas públicas e privadas do concelho de Loulé (Escola Profissional de Alte e Colégio Internacional de Vilamoura), da Biblioteca Municipal de Loulé e da Fundação Manuel Viegas Guerreiro. Contou com o apoio logístico da Câmara Municipal de Loulé, da Junta de Freguesia de Quarteira e da Liga dos Combatentes – Núcleo de Loulé.
1. DECLARAÇÕES E PLANOS2. APOIO À POPULAÇÃOc) Informação Pública
Como elemento facilitador da comunicação e prestação de informação, foram criadas, por alguns Municípios, Linhas de Atendimento e Apoio à Comunidade.
d) Apoio diverso
Os Municípios continuam a assegurar o fornecimento de alimentos e bens essenciais às populações mais carenciadas.
3. APOIO ÀS AUTORIDADES DE SAÚDE
➢ Mantêm-se preparados o Pavilhão Desportivo Municipal da Penha- Faro e o Portimão Arena, em Portimão, para uma eventual necessidade de instalar Hospitais de Campanha.
➢ Os municípios continuam a apoiar, ou estão disponíveis para apoiar, as Autoridades de Saúde locais, no rastreio epidemiológico a realizar à população.
4. AÇÕES DESENVOLVIDAS
➢ Ações de formação e sensibilização Os Serviços Municipais de Proteção Civil, em parceria com a Autoridades de Saúde e Segurança Social, devidamente adaptadas à realidade territorial de cada concelho, com o apoio dos diversos Agentes de Proteção Civil e demais Entidades Cooperantes, continuam a desenvolver ações de sensibilização e formação.
➢ Ações de descontaminação A Brigada de Descontaminação dos Bombeiros do Algarve realizou, na última semana, 1 ação de descontaminação, no Lar da Santa Casa da Misericórdia de Monchique.
5. EQUIPAS ESPECIALIZADAS PARA RESPOSTA À SITUAÇÃO PANDÉMICA PELO VÍRUS SAR-CoV-2
No âmbito do Plano de Operações Distrital para o Coronavírus (COVID - 19) - PODCoV, encontram-se operacionais, em todos os Corpos de Bombeiros da Região do Algarve, 21 Ambulâncias de Socorro dotadas de Equipas especializadas para resposta à situação pandémica.7. EVOLUÇÃO DO NÚMERO DE NOVOS CASOS CONFIRMADOS NA REGIÃO DO ALGARVE – 04 DE MARÇO 20218. CASOS ATIVOS E RECUPERADOS POR CONCELHO NA REGIÃO DO ALGARVE – 04 DE MARÇO 20219. OUTROS
➢ Todos os pedidos colocados ao sistema de emergência e proteção civil, quer no nível regional, quer no nível municipal, foram satisfeitos em tempo útil.
➢ Todas as sextas-feiras, como habitualmente, será difundida a Nota Informativa semanal, com o ponto de situação das diferentes dimensões da coordenação estratégica, em matéria de prevenção, preparação e resposta, face à pandemia do novo coronavírus (COVID-19), no Algarve. As Conferências de Imprensa realizar-se-ão sempre que a situação o aconselhar, por decisão do Presidente da Comissão Distrital de Proteção Civil, com conhecimento prévio aos Órgãos de Comunicação Social.
Carlos Coelho, uma das referências em Portugal na construção e gestão de marcas, é o convidado da ETIC_Algarve para o regresso do ciclo "Conversas com Lábia", já no próximo dia 26 de fevereiro, pelas 15h00.
Este ciclo, que pretende "potenciar inspirações e iluminar pensamentos" consiste na partilha de experiências e conhecimentos de figuras marcantes na área das Indústrias Criativas em Portugal,, e "provocar as mentes criativas" dos formandos da Escola de Tecnologias, Criação e Inovação do Algarve.
Com os desafios dos tempos de hoje, e porque "o conhecimento é para partilhar" a ETIC_Algarve abre o evento ao público em geral, porque acredita que "é fundamental construir massa crítica e também porque uma sociedade informada, é necessariamente uma sociedade melhor, principalmente em dias em que a desinformação é cada vez mais generalizada".
O regresso das "Conversas com Lábia", onde o convidado irá falar sobre "A influenza das marcas", está marcado para o próximo dia 26 de fevereiro, a partir das 15h, num evento que vai acontecer online, e sendo gratuito, é necessária inscrição prévia em https://bit.ly/ConversasComLabia_CarlosCoelho.
Carlos Coelho, uma das grandes referências portuguesas no domínio da construção e gestão de marcas, ao longo de 32 anos, conduziu centenas de projetos de algumas das marcas mais relevantes em Portugal, como o Multibanco, Telecel / Vodafone, Yorn, Galp Energia, RTP, Tv Cabo, CTT Correios, Sumol, TAP Portugal, Sata, Leya, Sonae, Delta, Fidelidade, Sogrape, The Navigator Company, Portugal Sou Eu, entre muitas outras.
Entre outros prémios, foi distinguido como "Personalidade de Marketing do Ano 2005" pela Associação Portuguesa dos Profissionais de Marketing, distinguido pela sua carreira pelo IADE Creative University e personalidade de marketing do ano de 2011 pelo IPAM. É desde Janeiro de 2007 fundador e presidente da Ivity Brand Corp uma consultora internacional de criação, inovação e gestão de marcas onde já acumulou mais de 200 prémios entre os quais a eleição por 14 vezes como Empresa do ano, o prémio para o melhor projeto de Branding com a marca LEYA e o Leão de Ouro em Cannes, vendo reconhecido o projeto de marca da Sonae como o melhor do mundo.
Esta sessão do "Conversas com Lábia" é destinada aos formandos da ETIC_Algarve, mas também está aberta ao público em geral. As inscrições são gratuitas, mas limitadas a 250 vagas.
Mais informações poderão ser obtidas através do Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou pelos telefones 289 823 359 ou 960 309 550.