Faro | Alerta FAGAR "Esclarecimento à População"

Regionais
Tools
Typography

A FAGAR foi nos últimos dias confrontada com denúncias, por parte de consumidores, de alegados contactos telefónicos e do uso indevido da sua imagem por entidades privadas que referem anomalias na qualidade da água.

De acordo com o transmitido pelos consumidores, estas empresas propõem o agendamento de uma deslocação à habitação, a fim de prestarem esclarecimentos sobre a qualidade da água, oferecendo uma análise gratuita. O discurso utilizado leva a crer que a água da rede pública de abastecimento não tem qualidade para consumo humano, tendo em vista a venda de equipamentos de elevado custo.

De salientar ainda, o aproveitamento do delicado momento sanitário, para a utilização de falsos argumentos, entre eles, de que os níveis de cloro estão alterados devido à situação pandémica provocada pelo Coronavírus.

Tendo em conta os factos relatados importa esclarecer todos os munícipes relativamente ao seguinte:

  • A FAGAR é a entidade responsável pela gestão e distribuição pública de água no Concelho de Faro e como tal a única responsabilizada pela ERSAR (Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos) em garantir laboratorialmente resultados que atestem a qualidade da água para consumo humano.
  • A FAGAR realiza periodicamente análises rigorosas à qualidade da água e garante que a mesma é de excelente qualidade para consumo humano, cumprindo todos os parâmetros legais.
  • A FAGAR garante que a “Água de Faro” é segura e de qualidade para consumo humano.
  • A FAGAR tem sido distinguida pela ERSAR, com o selo de qualidade exemplar de água para consumo humano.
  • A FAGAR não autorizou nenhuma empresa ou entidade privada a realizar qualquer tipo de inquérito ou visita para a realização de análises ao domicílio de nenhum munícipe.
  • Sempre que exista a necessidade de proceder a análises que obriguem a recolhas de água, a FAGAR notificará os consumidores por ofício e fá-las-á com funcionários devidamente identificados.
  • Segundo a Organização Mundial de Saúde não existem evidências da presença de Coronavírus nos sistemas de abastecimento de água, não obrigando a nenhuma medida corretiva na distribuição de água.

A FAGAR apela, ainda, para que estas situações sejam denunciadas às autoridades, reforçando que a água fornecida pela rede pública de abastecimento não deve ser sujeita a qualquer tratamento adicional.

Pode atestar a qualidade da “Água de Faro” em http://www.ersar.pt/pt/consumidor/qualidade-da-agua

Para qualquer esclarecimento adicional encontramo-nos ao dispor através de correio eletrónico em Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., ou via telefone pelo número 289 860 900.

Município de FaroFagarEsclareceAgua

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS