SB de Alportel | Ministro da Educação marca Regresso à Escola Digital

Regionais
Tools
Typography

O Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, acompanhou ontem, dia 8 de fevereiro,  o regresso à escola não presencial, numa visita a São Brás de Alportel, onde teve oportunidade de verificar como está a decorrer o apoio a filhos de trabalhadores essenciais, o apoio a crianças que frequentam as unidades de ensino estruturado e ainda o trabalho do refeitório escolar social.

A visita decorreu na Escola EB1/JI de São Brás de Alportel que, neste concelho, está a funcionar como escola de acolhimento a filhos de trabalhadores considerados essenciais, alunos desde o pré-escolar até ao 2.º ciclo e é também uma das duas escolas integradas no Programa de Refeitórios Sociais Escolares, que dão apoio as crianças e famílias mais vulneráveis, num trabalho de parceria com os Serviços Sociais do Município e a Rede Social do concelho.

O funcionamento foi explicado ao ministro pelos próprios alunos e pelos profissionais que estão a garantir estes apoios. Dos momentos de ensino sincronizado digitalmente até aos momentos assíncronos para a realização de tarefas de forma autónoma, houve tempo ainda para abordar o funcionamento, no concelho, dos projetos promotores do acesso a material informático, no âmbito do qual o município tem colaborado, mediante um  significativo investimento desde o início da pandemia, na ordem dos 40.000,00 euros na aquisição de equipamentos informáticos, tendo contado também com a participação solidária da comunidade. 

O regresso à Escola à Distância neste 2.º confinamento, tem sido preparado mediante um aturado trabalho de parceria entre o Município e o Agrupamento, procurando rentabilizar os recursos e multiplicar sinergias da melhor, para apoiar os alunos, as famílias, a escola e toda a comunidade educativa neste exigente desafio. A realização de um ciclo de Conversas on line “Escola em Casa”, com o envolvimento da Associação de Pais e de projetos de intervenção comunitária são bem o exemplo deste trabalho desenvolvido em rede como é aliás prática do município nas mais diversas áreas. 

Acompanhado pelo presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, Vitor Guerreiro; pela diretora do Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas, Nídia Amaro, e pela presidente da Associação de Pais do Agrupamento escolar, Marta Rodrigues, o Ministro Tiago Brandão Rodrigues teve o gosto de visitar também o refeitório da escola onde neste momento está montado um sistema de produção e distribuição das refeições sociais escolares, em regime de take away ou até entrega ao domicilio, quando assim é necessário, dirigido aos alunos beneficiários dos escalões de ação social escolar, bem como outras crianças, jovens e respetivas famílias,  encaminhadas pelo Serviços Sociais do município.

Diariamente cerca de 150 refeições chegam aos lares de quem mais precisa. 

“Sabendo que só poderemos voltar [às aulas presenciais] com segurança e quando as condições sanitárias assim o permitirem, é importante ver o que aconteceu aqui hoje”, referiu o ministro da educação elogiando o esforço conjunto que professores, auxiliares de educação, alunos e pais estão a fazer neste regresso à escola à distância.

“Visto o que vimos hoje, penso que o balanço é claramente positivo. Temos de continuar”, concluiu Tiago Brandão Rodrigues nas suas declarações à comunicação social presente.

“Tivemos muito gosto em partilhar com o Senhor Ministro da Educação este primeiro dia do Regresso à Escola, um desafio que a todos nos mobiliza: Município, Agrupamento de Escolas, Alunos,  Professores, Famílias, toda a nossa comunidade, procurando com todos os esforços ao nosso alcance, fazer com que este tempo seja superado da melhor forma, a bem das nossas crianças, a bem do futuro, com qualidade na aprendizagem e com serenidade”, referiu o autarca Vitor Guerreiro.

GI da CM SBAMinistroEscolaSBA2MinistroEscolaSBA3MinistroEscolaSBA4MinistroEscolaSBA5MinistroEscolaSBA6

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS