CDPC de Faro | Ponto de situação semanal no Algarve - 5 de fevereiro de 2021

Regionais
Tools
Typography

1. DECLARAÇÕES E PLANOSSituacao5Fev

2. APOIO À POPULAÇÃOSituacao5Fev1c) Informação Pública

Como elemento facilitador da comunicação e prestação de informação, foram criadas por alguns Municípios Linhas de Atendimento e Apoio à Comunidade.

d) Apoio diverso

Os Municípios continuam a assegurar o fornecimento de alimentos e bens essenciais às populações mais carenciadas.

3. APOIO ÀS AUTORIDADES DE SAÚDE

  • Mantém-se preparado o Pavilhão Desportivo Municipal da Penha- Faro, para uma eventual necessidade de instalar um Hospital de Campanha.
  • A Câmara Municipal de Faro, através do seu Serviço Municipal de Proteção Civil, apoiou a operação logística que permitiu, o Centro Hospital Universitário do Algarve (CHUA), no dia 25 de janeiro, instalar a capacidade de internamento para doentes não-COVID, no antigo Hospital de Santa Maria, em Faro, com uma capacidade até 28 camas. Esta medida permitiu retirar doentes não-COVID do Hospital de Faro e reorganizar o espaço para aumentar a capacidade para receber doentes COVID.
  • Desde o dia 28 de janeiro, o CHUA dispõe de uma extensão do internamento e do bloco operatório, com capacidade até 28 camas, instalada no primeiro andar do Hospital de São Gonçalo de Lagos, que permitiu acolher doentes não-COVID, provenientes das Unidades Hospitalares do CHUA, aumentando assim a capacidade para receber doentes COVID e de manter atividade cirúrgica de ambulatório.
  • A Câmara Municipal de Portimão, através do seu Serviço Municipal de Proteção Civil, tem apoiado a operação logística que permitiu, ao CHUA, no dia 08 de Janeiro de 2021, aumentar a capacidade de internamento para doentes COVID em 100 camas. Desde a sua abertura, foram admitidos 164 doentes, dos quais 102 são de fora da região do Algarve. Foram dadas 114 altas, encontrando-se neste momento 40 doentes internados.
  • Nos municípios de Albufeira, Loulé, Olhão e Portimão, foram disponibilizados espaços, equipamentos e trabalhadores, com vínculo público, para apoio à Autoridade de Saúde local, no âmbito do combate à pandemia COVID-19.

4. AÇÕES DESENVOLVIDAS

  • Ações de formação e sensibilização

Os Serviços de Proteção Civil, em parceria com a Autoridades de Saúde e Segurança Social, devidamente adaptadas à realidade territorial de cada concelho, com o apoio dos diversos Agentes de Proteção Civil e demais Entidades Cooperantes, continuam a desenvolver ações de sensibilização e formação.

5. EQUIPAS ESPECIALIZADAS PARA RESPOSTA À SITUAÇÃO PANDÉMICA PELO VÍRUS SAR-CoV-2

No âmbito do Plano de Operações Distrital para o Coronavírus (COVID - 19) - PODCoV, encontram-se operacionais, em todos os Corpos de Bombeiros da Região do Algarve, 21 Ambulâncias de Socorro dotadas de Equipas especializadas para resposta à situação pandémica.Situacao5Fev27. OUTROS

  • Todos os pedidos colocados ao sistema de emergência e proteção civil, quer no nível regional, quer no nível municipal, foram satisfeitos em tempo útil.
  • A próxima Conferência de Imprensa, para realizar ponto de situação das diferentes dimensões da coordenação estratégica, em matéria de prevenção, preparação e resposta, face à pandemia do novo coronavírus (COVID-19), no Algarve, realizar-se-á, sexta-feira, dia 12 de fevereiro de 2021, pelas 10:30 horas, nas instalações do Comando Regional de Emergência e Proteção Civil do Algarve, onde se encontra instalado o Posto de Comando Distrital.

CREPC AlgarveProtecaoCivil

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS