Morgado do Reguengo Resort instala Caixas-ninho para Apoio à Preservação da Biodiversidade local

Regionais
Tools
Typography

Inserido num ecossistema natural de uma riqueza ímpar ao nível da fauna e flora existente no local e imediações, o Morgado do Reguengo Resort, do grupo NAU Hotels & Resorts, em parceria com a Associação Vita Nativa – Conservação do Ambiente, instalaram 13 caixas-ninho que irão servir de abrigo tanto para pequenas espécies de aves como para aves de rapina de média dimensão.

A valorização e preservação da biodiversidade local é um dos imperativos da estratégia do empreendimento turístico Morgado do Reguengo Resort, mas também de todo o grupo NAU que rege a sua atividade por uma responsável política de sustentabilidade ambiental. Com esta ação de instalação de caixas-ninho, a organização portuguesa sem fins lucrativos e o resort, localizado no interior do concelho de Portimão, no Algarve, pretendem estimular a fixação de mais aves em meio urbano e semi-urbano e, desta forma, não só fomentar o interesse e proporcionar um contacto mais direto da sociedade em relação às aves, como também promover e realçar o importante papel das aves no controlo de pragas biológicas.

Entre as espécies beneficiadas pela instalação das caixas-ninho encontram-se os chapins, os andorinhões, a poupa, o estorninho-preto, o mocho-galego, o peneireiro-vulgar e a coruja-das-torres. Entre estas, o chapim-real e o chapim-azul são espécies importantes para o controlo de pragas, como o caso da processionária, também conhecida por lagarta do pinheiro. Também estas espécies saíram beneficiadas através da instalação de algumas caixas-ninho no parque de estacionamento do campo de golfe.

Espécies como o peneireiro-vulgar e o mocho-galego são espécies que já se reproduzem no Morgado, mas que até aqui encontravam pouca disponibilidade de espaços convenientes para procriação. Outra espécie local emblemática que passa a usufruir destes ninhos, e que atraia a atenção de locais e turistas pelo seu aspecto único, é a poupa. 

As caixas-ninhos encontram-se localizadas, praticamente na sua totalidade, dentro ou nas imediações dos dois campos de golfe do resort, Morgado Golf Course e Álamos Golf Course, permitindo que a prática de golfe coexista em perfeita harmonia com o ecossistema natural em que se insere. Desta forma, interagem num mesmo espaço a fauna local, mantendo-se a preocupação com a preservação dos espécimes e as boas práticas ambientais e agronómicas sustentáveis, e a atividade golfista profissional e amadora.

A Vita Nativa é uma organização portuguesa sem fins lucrativos para a Conservação do Ambiente, que pretende promover o estudo e a conservação da natureza, divulgar e valorizar o património natural, bem como contribuir para a participação ativa na defesa do ambiente e dos serviços do ecossistema. Um dos atuais projetos, que iniciou em julho de 2020, designa-se por “Alojamento Local para Aves”.

O grupo NAU Hotels & Resorts está comprometido com uma ação para a sustentabilidade de recursos naturais e preservação dos ecossistemas naturais nas regiões onde se insere, procurando estar envolvido em ações proativas de conservação da natureza, como é o caso do Programa Floresta Comum. Por outro lado, na sua política de Sustentabilidade, o grupo implementa diversas práticas de minimização do impacto ambiental da sua atividade, com a gestão sustentável de resíduos, energia e recursos hídricos, ao mesmo tempo que sensibiliza colaboradores e clientes para a necessidade da adopção de atitudes eco-responsáveis e para a valorização e preservação do meio ambiente.

http://www.nauhotels.com/

BA&NCaixaNinhoMorgado1

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS