'MAR Shopping Algarve' Distinguido com Certificação BREEAM por Práticas Sustentáveis

Regionais
Tools
Typography

O MAR Shopping Algarve recebeu recentemente o certificado internacional “BREEAM In Use”, alcançando a classificação de “Excellent” e “Outstanding” nas categorias de performance e gestão do edifício, respetivamente. Além deste reconhecimento, que reforça o seu compromisso para com o ambiente e o bem-estar dos colaboradores e visitantes, foi-lhe também atribuída a certificação “BREEAM New Construction”, que avalia a sustentabilidade ao nível da construção do edifício.

A certificação “BREEAM In Use” monitoriza o desempenho sustentável do MAR Shopping Algarve em duas categorias, que incluem as características do edifício e os procedimentos de gestão do mesmo. Aplicada atualmente em 50 países, a certificação BREEAM é líder mundial na avaliação de práticas sustentáveis no planeamento de projetos, infraestruturas e edifícios, com mais de 260 mil edifícios certificados.

As categorias de performance e gestão, nas quais foram alcançadas respetivamente as classificações de “Excellent” e “Outstanding”, avaliam aspetos como a saúde e bem-estar, energia, transporte, materiais, resíduos, poluição, água e utilização do solo, entre outros. Com uma revisão realizada de dois em dois anos, a certificação BREEAM é também uma ferramenta de verificação que contribui para que estas metas e objetivos se mantenham nas prioridades do MAR Shopping Algarve.

Continuar a contribuir para uma vida saudável e sustentável, acessível a um número cada vez maior de pessoas, é uma ambição do MAR Shopping Algarve, detido pelo Grupo Ingka. Para tal, a sua estratégia de sustentabilidade foca-se em três fatores principais de mudança, dentro dos quais várias ações são colocadas em prática: Vida Saudável & Sustentável; Impacto Climático Positivo, com foco no desperdício zero; e Ambientes Justos e Inclusivos, com base nas comunidades.

Políticas para uma estratégia sustentável

Para alcançar a certificação “BREEAM In Use” o MAR Shopping Algarve aplica várias políticas que estão em linha com os requisitos desta certificação. Um exemplo é a política de Gestão de Água, segundo a qual se monitoriza um conjunto diverso de zonas de consumo no edifício, gerando uma avaliação constante de consumos de água e que de igual forma permite delinear soluções de melhoria que possibilitem a gestão eficiente deste recurso.

A esta junta-se a política de Gestão da Manutenção, relacionada com a conservação dos equipamentos e das instalações em ótimas condições de funcionamento, aumento do grau de fiabilidade e manutenção, tal como disponibilidade dos mesmos, mediante a aplicação de rotinas e procedimentos que permitam uma redução do impacto ambiental, assim como uma redução dos consumos energéticos.

Outro exemplo é a política de compras de materiais, produtos e serviços, que se foca em estruturar eticamente a atividade operacional, protegendo o planeta e as pessoas.

Adicionalmente à certificação “BREEAM In-Use”, o MAR Shopping Algarve recebeu também a certificação “BREEAM New Construction”. Esta certificação avalia a sustentabilidade relacionada diretamente com a construção dos edifícios novos ou reabilitados, com o objetivo de mitigar o impacto negativo no meio ambiente e, por outro lado, potenciar o resultado positivo na vertente social e económica ao longo da vida do edifício.

PureMarShoppingAlgarve

 

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS