CCV Tavira | Projeto Ação Lixo Marinho!

Regionais
Tools
Typography

O projeto Ação Lixo Marinho! entra em 2021 com expectativas de sucesso renovadas no combate ao lixo marinho e proteção do Oceano a nível nacional.

Um ano após o seu início, o projeto Ação Lixo Marinho! mobilizou já quase 2000 participantes que por todo o país colaboraram em mais de 150 atividades alusivas à problemática do lixo marinho e à prevenção da poluição do Oceano. Num ano de desafios inesperados, também a execução do projeto foi posta à prova, porém as doze entidades parceiras nele envolvidas foram hábeis na adaptação às condições impostas pela crise sanitária provocada pela propagação da COVID-19.

Apesar das limitações, foram realizados inúmeros eventos de educação e sensibilização para a problemática do lixo marinho e as suas crescentes consequências ambientais, económicas e sociais. Desde as mais usuais limpezas de praia (nas quais cada vez mais pessoas manifestam interesse), até às ações pedagógicas realizadas em contexto escolar, passando por eventos mais invulgares como a banca de lixo marinho instalada no Mercado Municipal de Tavira durante a época estival, os parceiros responsáveis pela implementação do projeto Ação Lixo Marinho! não tiveram mãos a medir ao longo do ano de 2020. De salientar que até ao momento, as escolas representam onze das 26 entidades que têm participado nas ações deste projeto, que tem contado também com a colaboração de municípios, empresas e grupos voluntários.

Ao contrário do que se poderia inicialmente pensar, o combate à pandemia da COVID-19 veio agravar o problema do lixo marinho, não só porque ocorreu um acréscimo súbito da utilização de equipamentos de proteção pessoal como máscaras, luvas e géis desinfetantes, mas também porque o seu descarte inapropriado faz com que acabem por poluir o Oceano e as zonas costeiras. Por isso, o projeto Ação Lixo Marinho! renova em 2021 o compromisso de continuar a realizar múltiplas atividades que promovam uma maior conscientização para o problema que o lixo marinho configura, nomeadamente o plástico, e a mobilizar as várias camadas da população para a redução do lixo na nossa orla costeira. Um exemplo de ações deste género que serão levadas a cabo em todo o país no âmbito deste projeto são as monitorizações sazonais de lixo marinho em praias, que habitualmente recrutam uma soma considerável de participantes, já que são sobretudo realizadas com a cooperação de escolas locais.

O projeto Ação Lixo Marinho! insere-se na temática da Literacia do Oceano e está presente em todo o território nacional graças ao consórcio liderado pelo Centro Ciência Viva de Tavira e do qual fazem parte mais 11 entidades portuguesas ligadas à divulgação de ciência (Centro Ciência Viva do Algarve, Centro Ciência Viva de Lagos, Centro Ciência Viva do Lousal, Centro Ciência Viva de Vila do Conde e Expolab – Centro Ciência Viva), investigação (ARDITI – Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação, o Instituto Português do Mar e Atmosfera, e a Universidade do Algarve) e gestão ambiental (Agência Portuguesa do Ambiente e Cascais Ambiente) e à defesa do meio ambiente (Marmeu – Associação de Defesa do Ambiente). Este projeto é co-financiado pelo Fundo Azul, um mecanismo de incentivo financeiro da Direção-Geral da Política do Mar destinado a patrocinar atividades que se relacionem com o domínio do mar, entre as quais as que promovem a proteção e monitorização do meio marinho.

CCV TaviraLixoMarinho1LixoMarinho2LixoMarinho4

 

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS