Algarve | 20 Novos Percursos para Pedalar no Ano Inteiro

Regionais
Tools
Typography

O Algarve lidera o pelotão da oferta de percursos de bicicleta, ao ter criado recentemente mais 20 trilhos turísticos para quem gosta de pedalar nas férias. Estão reunidos no novo «Guia de Percursos Cicláveis», uma edição do Turismo do Algarve que assim espera promover o uso da bicicleta na região durante o ano inteiro. 

Seguindo as tendências modernas de mobilidade urbana, em que as pessoas saem mais para a rua com a bicicleta, e com o objetivo de impulsionar o cicloturismo na região, o Turismo do Algarve lança-se na publicação de um guia que promete pôr a circular turistas e residentes sobre duas rodas em estradas municipais, rurais e caminhos de terra ou gravilha compactada. 

Os 20 percursos são circulares (início e fim no mesmo local), passam pelos 16 concelhos da região e foram definidos de propósito para o Turismo do Algarve por um técnico especializado, tendo em conta critérios como a dificuldade técnica, os pontos de interesse turístico em cada concelho e a sua adequação a bicicletas de touring ou trekking, em formato de passeio.        

«Queremos aproximar-nos das metas de um destino de mobilidade suave e sustentável, promovendo a utilização de bicicletas durante as férias. Segundo um estudo de 2016 da Tourism Development International, os europeus terão realizado cerca de 23 milhões de viagens em 2014 motivadas pelo uso da bicicleta em férias. Mais do que um meio de transporte, a bicicleta torna-se assim parte da própria experiência turística. Com o nosso novo guia pretendemos captar o interesse destes cicloturistas para o Algarve, sobretudo os provenientes do Reino Unido, da Holanda e da Alemanha», afirma o presidente do Turismo do Algarve, João Fernandes. 

O «Guia de Percursos Cicláveis» do Algarve está disponível para download gratuito aqui e foi editado no âmbito do projeto SustenTUR, candidatado à Linha de Apoio à Sustentabilidade do Programa Valorizar, do Turismo de Portugal.

Cycling & Walking está a mexer no Algarve

Mas esta é apenas uma das muitas ações desenvolvidas pelo Turismo do Algarve no segmento de caminhadas, ciclismo e cicloturismo. Entre novembro e dezembro deste ano decorreram ações de capacitação para 50 unidades de alojamento com vista à sua qualificação para melhor responderem às necessidades de quem viaja de bicicleta ou a pé. As unidades inscritas nesta formação receberam um serviço de consultoria personalizado que ajudou a fazer o diagnóstico da sua oferta e a procurar soluções para aumentar a qualidade da experiência dos caminhantes e ciclistas que ficam nelas alojados.

«Esta ação foi extremamente positiva, pois permitiu identificar as áreas a melhorar pelas unidades de alojamento quanto aos serviços que prestam de cycling e walking. Os relatórios da equipa de consultoria serão a base para o alojamento turístico no Algarve se tornar altamente especializado neste segmento, o que muito beneficiará o destino e o turista», adianta João Fernandes.

A ação de capacitação «Bike & Walk Friendly» realizou-se também ao abrigo do SustenTUR, um projeto transversal em curso até ao final de 2020 que tem por base o desenvolvimento sustentável do turismo no Algarve, através de iniciativas de informação e sensibilização social, ambiental e cultural dirigidas a profissionais de turismo, visitantes e população residente.

LPMAljezurCarrapateira

   

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS