fbpx

Lagos integra candidatura à Programação Cultural em Rede

Regionais
Tools
Typography

O município de Lagos é uma das entidades participantes no projeto “ALGARVE – Programação Cultural em Rede”, o qual é objeto de candidatura da AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve ao Programa Operacional CRESC Algarve 2020. A iniciativa procura estimular a parceria entre municípios e com os artistas e agentes culturais locais e regionais, assim como promover a dinamização, promoção e desenvolvimento do património cultural enquanto instrumento de diferenciação e competitividade do território.

Com um orçamento global de 842.756,08€ e uma taxa de cofinanciamento de 100%, a candidatura é coordenada pela AMAL, envolvendo os 16 municípios da região e a Direção Regional de Cultura do Algarve.

O programa proposto prevê a realização de itinerâncias entre os municípios, num total de 70 eventos distribuídos por várias áreas artísticas, designadamente: teatro, música, exposições, workshops, arte de rua, arte urbana, dança, artes visuais e projetos multidisciplinares, entre outros. Cerca de 60% das ações irão decorrer ao ar livre e em espaços verdes, potenciando o património natural da região. Outra das apostas para a realização dos eventos é a escolha de espaços que valorizem o património cultural e paisagístico, como os sítios arqueológicos, monumentos, jardins, museus e outros locais de interesse reconhecido, como por exemplo rotas e circuitos pedestres do interior da região. A programação fora da chamada “época alta do turismo de sol e mar”, como forma de combate à sazonalidade turística da região, é também uma das preocupações deste projeto.

Lagos integra a parceria com uma programação que inclui os eventos “Noites no Cais”, “Visitas Guiadas pela Arte Urbana” e “Ciclo Música no Altar”, cujos custos de produção ascendem a 43.000,00€. Em termos de itinerâncias, o município manifestou-se disponível quer para receber eventos e artistas, quer para levar artistas de Lagos a outros concelhos da região.

SC da CM LagosNoitesCaisLagos

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS