Loulé | Concerto de Natal traz São Carlos a Loulé

Regionais
Tools
Typography

O Grupo de Metais e Percussão da Orquestra Sinfónica Portuguesa, radicado no Teatro São Carlos em Lisboa, vai descer ao sul no próximo dia 15 de dezembro, para um concerto de Natal, às 19h30. Uma viagem não só pela música clássica, como também por temas mais contemporâneos. 

Liderado pelo maestro José Eduardo Gomes, recentemente laureado com o primeiro prémio no «European Union Conducting Competition», o Grupo de Metais e Percussão da Orquestra Sinfónica Portuguesa promete uma incursão a Loulé para “anunciar exuberantemente o Natal”. 

Os metais e percussão querem festejar o nascimento do “filho de um Deus!”, com as Três Cantatas de Johann Sebastian Bach, mas também assinalar uma época que celebra os “homens de boa vontade”, selecionando 3 das 14 Variações Enigma, de Edward Elgar, respetivamente dedicadas a Winifred Norbury, Augustus Jaeger e Arthur Troyte Griffith. A obra, de 1899, atribui cada variação a um amigo do compositor.

A música de salão, cantada por e entre amigos, também tem lugar marcado, com “Jeanie with the Light Brown Hair” de Stephen Foster, canção enraizada há bem mais de século e meio na memória de todos os norte-americanos.

Prossegue-se com uma diversificada série de autores com composições relativas ou intensamente executadas durante a eufórica época natalícia: Hazell, Rogers, Tormé, passando por popularíssimos temas que ouviremos em arranjos para a formação de Metais e Percussão, desde o “Gelobet sei der Herr mein Gott” ao “Ding, Dong, Merrily On High”, numa festiva viagem musical.

Os lugares são limitados de acordo com as medidas de distanciamento que se impõem devido à Covid-19, o uso de máscara é obrigatório, assim como o respeito por todas as regras de higiene e segurança da DGS.

O Cineteatro é uma estrutura cultural no domínio das artes performativas da Câmara Municipal de Loulé, integrado na Rede Azul – Rede de Teatros do Algarve e na Rede 5 Sentidos.

Sobre a Orquestra Sinfónica Portuguesa

Criada em 1993, a Orquestra Sinfónica Portuguesa (OSP) é um dos corpos artísticos do Teatro Nacional de São Carlos e tem vindo a desenvolver uma atividade sinfónica própria, incluindo uma programação regular de concertos, participações em festivais de música nacionais e internacionais.

Sobre o Maestro José Eduardo Gomes

José Eduardo Gomes foi recentemente laureado com o primeiro prémio no «European Union Conducting Competition». É professor na Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo do Porto e maestro titular da Orquestra Clássica da FEUP. Foi maestro titular da Orquestra Clássica do Centro e maestro associado da Orquestra Clássica do Sul. Clarinetista de formação, estudou direção de orquestra na Haute École de Musique de Genève, na classe de Laurent Gay.

É laureado do Prémio Jovens Músicos, na categoria de Música de Câmara, Solista e Direção de Orquestra. 

Nos últimos anos, tem sido convidado para trabalhar com as principais orquestras portuguesas, atuando nos mais destacados festivais de música em Portugal.

Em 2018 foi agraciado com a Medalha de Mérito Cultural pela Cidade de Vila Nova de Famalicão.

GAP da CM LouléConcertoNatalLoule1ConcertoNatalLoule

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS