Faro | 1ª. Exposição “O Lápis Mágico”

Regionais
Tools
Typography

A Exposição "O Lápis Mágico" é inaugurada dia 27 de Novembro às 18H00 no Museu Municipal de Faro e estará patente até 17 de Janeiro de 2021. 

Com curadoria dePedro Cabral Santo, a exposição de desenhoO Lápis Mágico, assim intitulada em homenagem à série televisiva homónima dos anos 70, conta com a participação dos artistasAntónio Olaio,Tiago Batista eXana

Pedro Cabral Santo, toma esta série de animação deZaczarowany Olowek — em que uma criança com o seuLápis Mágico, torna real tudo o que com ele desenha —, como a metáfora perfeita para sublinhar os predicados do Desenho, enquanto forma de conhecimento/modo de pensar o mundo, "ferramenta expressiva" etc., e, "por direito próprio", como disciplina artística autónoma. 

A "demonstração", essa, fica a cargo doAntónio Olaio,Tiago BatistaeXana, através de propostas que vincam um estilo pessoal na abordagem do Desenho, surpreendentes e estimulantes, explorando os limites desta disciplina artística.

Sobre os artistas: 

António Olaio (1963, Sá da Bandeira, Angola). Vive em Coimbra. Professor no Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, é Director do Colégio das Artes e investigador do Centro de Estudos Sociais da UC. Performer e fundador do grupo Repórter Estrábico em 1986, e, desde 1995, as canções que compõem com o músico João Taborda integram frequentemente os seus vídeos e exposições. 

Tiago Baptista (Lisboa, 1967). Professor do Curso de Artes Visuais da Universidade do Algarve. Paralelamente à actividade pedagógica que desenvolve desde 1997, expõe a sua obra em exposições colectivas e individuais desde 1991, em Portugal e no estrangeiro. 

Xana(Lisboa, 1959), em 1984licenciou-se em Artes Plásticas / Pintura pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa. Também em 1984, integra o grupo Homeostética. É professor no Curso de Artes Visuais da Universidade do Algarve. Explora o desenho, a pintura, escultura, instalação, cenografia e performance. Expõe desde 1981, e a sua obra integra importantes colecções nacionais e internacionais, e inclui várias intervenções em espaços públicos.

Horário: 3ª. a 6ª das 10h00 às 18h00 / Sáb. e Dom. das 10h30 às 17h00. 

Encerra 2ªs e feriados 

ArtadentroExposicaoLapisMagico1

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS