Ventania | Estreia da Sinfonia N.7 de Jorge Salgueiro - 28 Nov 2020

Regionais
Tools
Typography

Dia 28 novembro 2020 -  21:30 - Streaming - Página Facebook Município de Lagoa - Live at Auditório Carlos do Carmo, Lagoa do Algarve, SINFONIA N.7, Op. 278 de JORGE SALGUEIRO, "Ritual de Evocação dos Elementos". Estreia Mundial versão para 2 vozes, narradora, áudio e Orquestra de Câmara.

O VENTANIA Festival de Artes Performativas do Barlavento propõe a estreia da Sinfonia n.7, op. 278 de Jorge Salgueiro “Ritual de Evocação dos Elementos”, obra em formato de orquestra de câmara para 2 vozes, narradora e áudio. Em palco estará a VENTANIA ORQUESTRA, com Margarida Pequito como “Menina Thunberg”, Carina Matias Ferreira e Joana Godinho no canto, numa obra em torno das alterações climáticas e do ambiente.

“Transformar o nosso mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável” foi uma importante resolução das Nações Unidas criada em Setembro de 2015, e ancorada na adoção de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, passos ousados ​​e transformadores em direção a um futuro melhor para todos. Em janeiro de 2016, o Fórum Económico Mundial de Davos alertava que o aumento da utilização de plásticos é de tal forma significativo que em 2050 os oceanos vão ter mais detritos plásticos do que peixes.

E de repente o mundo esqueceu-se de tudo isto: “My generation until now has failed to preserve the planet”, nas palavras do Secretário-Geral das Nações Unidas António Guterres, na Cimeira da Juventude para o Clima em setembro 2019.

Este é o mote para a última criação de Jorge Salgueiro, "Ritual de Evocação dos Elementos", inicialmente prevista para 22 de março de 2020, Dia Mundial da Água. Construída em 2 movimentos: 1. OS QUATRO ELEMENTOS e 2. O RITUAL, foi composta entre 2019 e 2020 para uma formação coral-sinfónica e reorquestrada para uma versão de câmara em consequência das limitações levantadas pela pandemia de COVID’19.

VENTANIA ORQUESTRA foi constituída através de convite público a todos os músicos profissionais residentes no Algarve que desejassem integrar este projeto de cidadania & democracia.  Atualmente, na versão de câmara, os 22 músicos presentes, integram uma panóplia de instituições dedicadas à música erudita no Algarve, tanto no ensino artístico especializado de música como na prática profissional, e.g.: Conservatório de Artes de Lagoa, Conservatório de Música de Loulé, Academia de Música de Portimão, Agrupamento de Escolas da Bemposta em Portimão e Orquestra Clássica do Sul.

O Coro Infantil foi pensado em parceria com o Agrupamento de Escolas Padre António Martins de Oliveira (ESPAMOL) e Agrupamento de Escolas da Bemposta Portimão, assim como o Algarve Grupo de Percussão, sob direção de Vasco Ramalho. Contudo, e por motivos de contingência da pandemia de COVID’19, a VENTANIA ORQUESTRA apresentar-se-á em formato reduzido (2 vozes, narradora, áudio e 18 instrumentistas.

Gostaríamos aqui de agradecer a todos os músicos que estiveram connosco desde o início, esperando que esta obra possa ser ouvida brevemente no seu formato integral inicial.

VENTANIA Festival de Artes Performativas do Barlavento é uma ação de ativismo artístico sobre temas de ecologia social e cidadania global, promovido pelo Teatro Experimental de Lagos no âmbito do programa cultural 365 Algarve, Região de Turismo do Algarve, em parceria com o Município de Lagoa, Portimão, Lagos e Vila do Bispo e Direção Regional de Cultura do Algarve.

VENTANIA ORQUESTRA

Jorge Salgueiro - compositor e maestro; Margarida Pequito - Menina Thunberg; Carina Matias Ferreira - Soprano; Joana Godinho- Mezzo Soprano; João Castro - violino I; Emil Chitakov - violino II; Gina Malina - viola de arco; Mikhail Shumov - violoncelo; Bruno Vítor - contrabaixo; Margarida Galvão - flautim; Maria João Cerol - flauta; Carlos Ramalho - saxofone alto; Filipe Valentim - saxofone barítono; João Rocha - trompete; Lia Pires, Jorge Macedo - trompa; Vasco Ramalho, João Paias, Luís Casal - percussão; Raquel Narciso - Baixo Elétrico; Tiago Sequeira - sintetizador; Elena Tsouranova - piano.

FICHA ARTÍSTICA [credits]

SINFONIA N.7 DE JORGE SALGUEIRO

Ritual de Evocação dos Elemento [Evocative ritual of The Elements]

Estreia Mundial da versão de Câmara [chamber orchestra world première]

Maestro e Compositor [director & composer]:  Jorge Salgueiro

Direção Artística [artistic direction]: Daniela Tomaz

Promotor [promoter]:

Teatro Experimental de Lagos

Produção [production]:

 O Corvo e a Raposa Associação Cultural

Coprodutor [coproduction]:

Município Lagoa

Apoio [support]:

Sociedade Filarmónica Silvense

Uma Encomenda de [a commission by]
VENTANIA Festival de Artes Performativas do Barlavento, um projeto do programa cultural 365 Algarve, uma iniciativa das Secretarias de Estado da Cultura e do Turismo, com financiamento do Turismo de Portugal e execução da Região de Turismo do Algarve. Apoio dos Municípios de Lagoa, Portimão, Lagos e Vila do Bispo e Direção Regional de Cultura do Algarve.

JORGE SALGUEIRO

É compositor e por vezes dirige obras suas. Compõe regularmente desde os 14 anos, sendo autor de mais de 300 obras entre as quais são de referir 12 óperas (Merlin, O Achamento do Brasil, Pino do Verão, Orquídea Branca, Saga, Quixote, O Salto, Deu-la-deu, A Coragem e o Pessimismo, Ver-e-ler Ler-e-ver o Hi-po-pó-ta-mo, O Circo do Mágico Eli, Os Fantasmas de Luísa Todi), 7 sinfonias (nº1 A Voz dos Deuses, nº2 Mare Nostrum, nº3 Dos Lusíadas, nº4 Os dias dos Prodígios, nº5 Quarentena, nº6 Palmela, nº7 Ritual de Evocação dos Elementos), as Fábulas Sinfónicas, A Quinta da Amizade e Projeto Tartaruga, a cantata O Conquistador, o Requiem pela Humanidade e a Abertura para o Gil, entre diversa música para orquestra, banda, coro, de câmara, para teatro, cinema, bailado e para crianças. Foi entre 2000 e 2010 compositor residente da Banda da Armada Portuguesa. Atualmente é membro da direção artística do grupo de teatrObando e compositor residente da Foco Musical. É diretor artístico da Associação Setúbal Voz onde dirige o Coro Setúbal Voz e onde fundou o Ateliê de Ópera de Setúbal e a Companhia de Ópera de Setúbal. jorgesalgueiro.com

AGRADECIMENTOS - a todos que não puderam estar presentes...

VentaniaVentaniaOrquestra

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS