Exposição "20 anos de Folclore" do Rancho Folclórico da ACRD Nexense

Regionais
Tools
Typography
O Rancho Folclórico Infantil e Juvenil de Santa Barbara de Nexe, em parceria com o Museu Etnográfico, a Câmara Municipal de Faro, e a Junta de Freguesia de Santa Barbara de Nexe, e, a Associação Nexense, vai levar a efeito, entre 7 de Novembro e 12 de Dezembro 2020, uma exposição temporária  relativa a "20 anos de Folclore", no Museu Regional do Algarve.
 
20 anos de actividade, em que o pequeno grupo, promoveu o Folclore, a Cultura, o Algarve, Sta Barbara de Nexe, por todo o país, em cerca de 200 festivais nacionais, e várias actuações em Espanha, e uma em Bruxelas, no Parlamento Europeu.
 
O Rancho Infantil, não sendo um grupo Etnográfico, traja com traje de baile do dobrar do sec. XIX ao XX; em que a rapariga veste de menina pobre que ia ao baile, com saias coloridas e riscadas e blusas floreadas, com chapéu, lenço e avental. O rapaz representa o menino rico traja de preto, que era apanágio dos endinheirados, com chapéu e lenço ao pescoço.

Os troféus ofertados ao longo dos 20 festivais, são também representantes da nossa etnografia local e regional. As flores da Amendoeira, a igreja de Sta Barbara, o moinho, a alcofa, a telha, a cesta, a chaminé, a bolsa de retalhos, os ferrinhos, a carroça, etc etc, quase sempre feitos por artesãos locais, foram a maneira de retribuição aos grupos que nos visitaram.

Neste momento e desde Fevereiro o rancho está sem actividade devido ao covid. Foram cancelados todos os festivais e espectáculos em agenda. Esta exposição que inicialmente seria para Março, foi adiada pela terceira vez. Mas "como á terceira é de vez, como dizem as nossas gentes", e graças á tenacidade dos responsáveis do Museu, ela irá ser uma realidade.
ACRD Nexense

FolcloreACRDNexense

 
BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS