SB de Alportel | Surpreendido pela Integração no Mapa de Concelhos de Alto Risco de Contágio – COVID 19

Regionais
Tools
Typography

Este sábado fomos surpreendidos com a notícia de que São Brás de Alportel integra o mapa dos Concelhos Portugueses, em situação de Alto Risco de contágio pelo novo Coronavírus, alvo de um conjunto de medidas mais restritivas.

Consideramos esta situação desajustada e injusta, dado que temos sido um dos concelhos da região e do país com menor número de casos, onde desde março tudo tem sido feito para conter o contágio e onde os casos ativos que têm surgido nas últimas duas semanas, razão pela qual estamos integrados neste grupo, estão perfeitamente identificado e controlados. Na realidade, a larga maioria dos 37 casos positivos ativos neste momento, cerca de 80%, dizem respeito a um único surto, perfeitamente circunscrito a um piso do Lar de Terceira Idade da Sta Casa, devidamente monitorizado pela Autoridade Local de Saúde.

Lamentamos a opção por um critério frio, assente apenas e só sobre uma fórmula matemática, que não tem em conta a realidade dos territórios, nem a natureza dos surtos ou o acompanhamento que é feito pelas Autoridades Locais de Saúde, prejudicando seriamente a já tão difícil sobrevivência da economia local, de que depende o bem-estar das famílias e da comunidade. Quando sabemos que o número de casos ocorridos no tecido económico do concelho foi particamente nulo, é que este seja o setor novamente prejudicado com estas medidas cegas, aplicadas, sem uma avaliação técnica mais aprofundada. 

Na verdade, e injustamente, integramos este mapa apenas devido às caraterísticas singulares do nosso território: somos um concelho pequeno, com uma única freguesia, no centro do Algarve, rodeados dos principais centros urbanos da região. Somos duplamente prejudicados: por termos pouca população, apesar de termos poucos casos, a percentagem ultrapassa o limite e foi considerado. E porque só temos uma freguesia, não somos considerados de baixa densidade, logo não beneficiamos da exceção, como beneficiaram outros concelhos, com situações circunscritas a um território, como é o nosso caso. 

Na verdade, felizmente, continuamos, desde março, a apresentar baixos números de contágio na comunidade, apenas com 65 casos acumulados desde o início da pandemia; temos no terreno, com todo o empenho, a Autoridade Local e todas as entidades locais e regionais, num excelente trabalho, com rigor e seriedade, na contenção da propagação e a nossa comunidade tem tido exemplar no seu comportamento, sentido cívico e solidário, que importa reconhecer.

Ainda assim, e por que está nas mãos de todos nós, combater esta pandemia, compreendemos a urgência da aplicação de medidas preventivas e continuaremos a desenvolver todos os esforços, para melhorar ainda mais estes resultados!

Estamos solidários com a nossa comunidade, nomeadamente com os setores atingidos mais diretamente com estas medidas restritiva, a quem continuaremos apoiar, em tudo o que nos for possível, e agradecemos desde já a melhor compreensão de todos!

Agradecemos uma vez mais a todas as entidades e todos os profissionais pelo empenho nesta luta pela luta e saúde e segurança de todos.

E apelamos a todos ao cumprimento das regras de prevenção! Pela saúde de todos!

Lembremo-nos que os nossos comportamentos têm consequências na comunidade!

Juntos vamos vencer!

GI da CM SBACovidSBA31Out

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS