Banner Alto Página

Loulé | Câmara Investe em Programa Digital no Interior do Concelho

Regionais
Tools
Typography

Foi aprovado em reunião de câmara do dia 15 de outubro a abertura de um concurso público para a contratação de serviços para a implementação de um programa digital no interior do concelho de Loulé. O programa definido contempla soluções e equipamentos que permitirão auxiliar a população em caso de necessidade, proteger a floresta e ecossistema ambiental, assim como aumentar a atratividade do território. Com a instalação destas soluções, estarão igualmente criadas as condições para que 98% do extenso território da serra e do barrocal no concelho de Loulé tenha cobertura de rede móvel de voz e de dados.

Trata-se de um conjunto de soluções que irá abarcar quatro freguesias do território - Alte, Ameixial, Salir e União de Freguesias Querença, Tôr e Benafim – marcadas pelo envelhecimento demográfico e pela escassez de população, fruto dos movimentos migratórios dos jovens para o litoral do concelho.

Assim, um dos recursos apresentados por esta ferramenta, no que respeita à população e que será de grande relevância para a grande maioria dos habitantes que vivem isolados em locais dispersos, consiste na monitorização e assistência à população idosa, através de soluções de localização GPS, deteção de quedas, monitorização dos sinais vitais e disponibilização de comunicações de assistência à população. 

Por outro lado, este programa pretende também proporcionar melhores condições de aprendizagem e desenvolvimento pessoal para a população jovem residente e, em simultâneo, contribuir para atrair mais jovens ao interior do concelho, pela disponibilização de material informático e acesso à internet para os jovens destas freguesias, com disponibilização de banda larga móvel.

Já em relação ao território, outro serviço a contratar consiste numa solução de proteção da floresta e do ecossistema ambiental, por via da capacidade de captação de imagens e vídeo, da deteção de alterações térmicas, de ruídos e de movimentos, monitorização de variáveis meteorológicas locais, localização de meios, recursos e alarmística. A monitorização de incêndios que ao longo dos anos têm fustigado a vasta área florestal da Serra do Caldeirão será igualmente importante neste contexto.

Outra das valências deste serviço visa contribuir para a promoção e o desenvolvimento do turismo no interior do concelho através da disponibilização de roteiros, guias digitais e histórias de realidade aumentada para estímulo, aprendizagem e interatividade dos visitantes no interior do concelho.

Ainda dentro da área do turismo, a plataforma contemplará a monitorização e localização da atividade turística, para efeitos de entendimento da afluência, tendências e efeitos de marketing.

Em relação aos equipamentos que serão adquiridos no âmbito deste programa digital estão previstas três estações meteorológicas para complementar as três atualmente em operação no concelho, bem como software diverso, especificamente uma aplicação móvel e conteúdos associados para promoção do turismo.

As soluções a contratar, em conjunto, têm como objetivo melhorar a qualidade de vida dos habitantes, atrair habitantes e negócios para o interior e promover o emprego.

Este é, pois, um investimento avultado, superior a 2 milhões de euros, mas que, como sublinham os responsáveis municipais, “reveste-se de grande alcance na medida em que visa a inclusão digital, assim como a revitalização de toda uma área geográfica que necessita de respostas urgentes e eficazes. Estas soluções permitirão igualmente expandir a rede móvel no interior do concelho, respondendo assim a uma necessidade há muito identificada pelo Município”.

GAP da CM LouléSerraLoule

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS