NextEnergy Capital investe 18 milhões de euros na 'Central Fotovoltaica de Paderne'

Regionais
Tools
Typography
  • Parque solar de 17,4 MWp, com um total de 39.564 painéis, entra em construção ainda este ano e estará operacional em 2021, ocupando uma área de 28 hectares, em Paderne, concelho de Albufeira;
  • Capacidade de produção anual de 29.6 GWh de energia elétrica permitirá abastecer mais de oito mil habitações e evitar a emissão de 9.620 toneladas de CO2 por ano.
  • Projeto adquirido às empresas Azimuth Molecule e Cardinal Flexível beneficia de um contrato de compra de energia pelo prazo de dez anos.

A NextEnergy Capital, empresa de gestão de investimentos e ativos no setor das energias renováveis, através do fundo NextPower III, anuncia a sua primeira operação em Portugal, com a aquisição da Central Fotovoltaica de Paderne, no concelho de Albufeira, num investimento de 18 milhões de euros.

O projeto foi divulgado nesta sexta-feira, com o lançamento da primeira pedra no terreno onde será construída a futura central, e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo.

Os trabalhos de construção arrancam ainda este ano e contemplam a instalação de 39.564 painéis solares, com uma potência instalada de 17,4 MWp, que ocuparão 28 hectares de área, estando o início da operação previsto para 2021. A capacidade de produção anual de 29.6 GWh de energia elétrica permitirá abastecer mais de oito mil habitações e evitar a emissão de 9.620 toneladas de CO2 por ano.

“Este investimento na Central Fotovoltaica de Paderne permite à NextEnergy reforçar a sua presença global e concretizar a primeira operação em Portugal, um País com elevado potencial de crescimento na produção de energia solar e uma aposta da empresa para futuros investimentos. Por outro lado, não menos importante, trata-se de um projeto que contribui para o desenvolvimento económico e sustentável da região do Algarve”, refere Filinto Martins, Diretor-Geral do fundo NextPower III (NextEnergy Capital).

O Presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, destaca igualmente a importância do investimento para o concelho, mas também para a região e para o País. “Temos de olhar cada vez mais para as potencialidades do nosso território, colocando-nos ao lado de investimentos como este, que constituem uma mais-valia.”

Com este projeto e dado os ativos solares operacionais e em construção, o portefólio do fundo de investimento NextPower III aumenta a sua diversificação e alcança os 335 MWp de capacidade instalada.

“A nossa estratégia de investimento baseia-se na aquisição de projetos de energia solar operacionais ou prontos para construção, em mercados de elevado crescimento como os Estados Unidos, a Índia, a América Latina e a Europa. Pelas condições de irradiação solar, a Península Ibérica é um mercado-chave para o qual temos um plano de crescimento definido, que nos permitirá fechar novos projetos de investimento até final do ano”, indica Filinto Martins.

A NextEnergy Capital é responsável pela gestão de investimentos e ativos no setor das energias renováveis, através de três veículos de investimento: dois fundos privados, NextPower III e NextPower II, e um fundo de investimento cotado, o NextEnergy Solar Fund Limited.

Para mais informação, consulte: www.nextenergycapital.com

HK StrategiesFilintoMartinsNextPower

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS