Rotary Club de Faro assinala Dia Mundial contra a Pólio

Regionais
Tools
Typography

O Rotary Club de Faro assinala amanhã, dia 24 de outubro, o Dia Internacional de Combate à Poliomielite, com uma recolha de fundos e ação de sensibilização pelas ruas da cidade de Faro, numa iniciativa que é parte integrante de vários apontamentos que vão decorrer um pouco por todo o mundo, promovidas pelo movimento rotário.

A poliomielite, ou simplesmente pólio, é uma doença que causa paralisia e pode ser fatal. Apesar de inúmeros esforços nas últimas três décadas, esta doença ainda ameaça as crianças em algumas partes do mundo. O vírus invade o sistema nervoso e pode causar paralisia em questão de horas, colocando em risco pessoas de qualquer idade, mas principalmente menores de cinco anos. Não existe cura para a pólio, mas ela pode ser evitada com a vacina. Diferente de muitas doenças, a poliomielite pode ser erradicada.

O Rotary e os seus parceiros, dos quais se destacam a Fundação Bill e Melinda Gates, a UNICEF e a Organização Mundial de Saúde (OMS), lideram os trabalhos de erradicação mundial da pólio há mais de 30 anos, dinamizando a iniciativa Pólio Plus, que foi a primeira a abraçar a erradicação da paralisia infantil por meio da vacinação de crianças em grande escala. 

Até agora, o movimento rotário doou para esta causa, através dos seus membros, mais de 2 mil milhões de euros e inúmeras horas de trabalho para proteger mais de 2,5 mil milhões de crianças em 122 países contra a pólio. 

Para além disso, o Rotary tem trabalhado, ao longo dos últimos anos, junto de Governos de vários países, conseguindo arrecadar cerca de 50 mil milhões de euros para investir no Combate e erradicação da Pólio. E os resultados estão à vista! Quando o Rotary e os seus parceiros formaram o grupo dinamizador de combate à Pólio, em 1988, havia 350.000 casos de pólio em 125 países por ano. Hoje, o número de casos foi reduzido em 99,9% em todo o mundo, existindo apenas alguns focos da doença em dois países: Afeganistão e Paquistão. Devido aos esforços do Rotary e dos seus parceiros, quase 19 milhões de pessoas que teriam ficado paralíticas hoje podem andar, e mais de 1,5 milhões de pessoas que teriam morrido hoje estão vivas. 

Estamos a um passo de erradicar esta doença e assim salvar a vida de milhares de pessoas em todo o mundo. Ajude por isso o Rotary no combate e na erradicação da Pólio!

Rotary FaroRotaryCombatePolioRotaryInternacional

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS