“Dias d`as Virgens Negras” na Ermida de Guadalupe com performance noturna e exposição

Regionais
Tools
Typography

As propostas culturais do DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos do Algarve – para os dias 23 e 25 de outubro são uma palestra do Ciclo “Amatores In Situ – O Mundo Antigo visto por quem o ama”, em Milreu, e os “Dias d’As Virgens Negras” que inclui uma performance noturna e uma exposição na Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe, em Vila do Bispo.

O Ciclo “Amatores In Situ – O Mundo Antigo visto por quem o ama” regressa ao espaço das Ruínas Romanas de Milreu para mais uma palestra, no dia 23 de outubro, pelas 17 horas. Esta tem como título “Os escudos de Aquiles. Cruzamentos entre a antiguidade e narrativas visuais” e será proferida por Pedro Moura.

Na sua palestra Pedro Moura, crítico e investigador académico de banda desenhada, falará sobre esta actividade que é uma linguagem moderna, ainda que empregue estratégias visuais que têm alguns pontos originários em vários momentos da história ocidental (e não só). Por outro lado, enquanto território artístico variado, quer na sua vertente popular quer nas suas prestações mais eruditas, a Antiguidade sempre esteve presente como modelo, fonte ou inspiração para a sua produção. Numa apresentação informal e descontraída, Pedro Moura mostrará como muitos dos temas, textos e imaginários associados a essa categoria historiográfica estão ainda vivos nesta outra disciplina artística.

Amatores in Situ é um projeto promovido pela Cívis – Associação para o desenvolvimento da cidadania e conta com o apoio da Universidade do Algarve. Inscrições através de: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou 962 045 652

A Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe acolhe, nos dias 23 e 25 de outubro, a III edição do “Dias d`As Virgens Negras - Ciclo de Artes plásticas e Música histórica”. A iniciativa inclui a Terra Nullius - Performance noturna com desenhos a carvão na noite e será apresentada na sexta feira, dia 23 de outubro, pelas 19h30. A performance é coordenada por Ana Celorico Machado e tem a participação de Susana de Medeiros. As artistas irão usar os materiais /resíduos /carvão/ pó para trabalharem em superfícies de papel ou outras, ao som de uma instalação sonora criada para o efeito, por Carlos Norton, que invoca a noite e a natureza.

No domingo, dia 25 de outubro, pelas 16 horas, será inaugurada a Exposição Terra Nullius que apresenta ao público os desenhos realizados durante a performance noturna.

O projeto é promovido pelo O Corvo e a Raposa Associação Cultural Cultural.

Inscrições através de: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou telf. 282 620140

O programa cultural da Direção Regional de Cultura do Algarve tem este ano o tema “Direitos Humanos, Igualdade e Não Discriminação”.

Todas as atividades culturais DiVaM são de entrada gratuita, mediante inscrição prévia (obrigatória).

DRCAlgMundoAntigoVirgensNegras

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS