No âmbito do projeto BALSA - EM BUSCA DAS ORIGENS DO ALGARVE (SAICT-ALG/39581/2018), será realizado um webinar nos dias 27 e 28 de janeiro, entre as 10h00 e as 11h30, em que serão abordados diferentes aspetos relacionados com a metodologia, desafios e resultados das investigações arqueológicas realizadas e em curso sobre a antiga cidade romana de BALSA.
Participam nesta iniciativa os investigadores Cristina Teté Garcia (Direcção Regional de Cultura do Algarve), Celso Candeias (Município de Tavira), Miguel Ramos (Universidade do Algarve), Maria João Valente (Universidade do Algarve), Luís Filipe Oliveira (Universidade do Algarve) e também o investigador responsável pelo projeto BALSA, João Pedro Bernardes (Universidade do Algarve).
O webinar será desenvolvido através da plataforma ZOOM, sendo dirigido ao público em geral. A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição obrigatória. Após a receção das inscrições, cada interessado receberá, no dia anterior ao webinar, o link de acesso às sessões.
O projeto "Balsa – em busca das Origens do Algarve" (www.balsa.cvtavira.pt) é cofinanciado pelo programa operacional do Algarve CRESC 2020 e coordenado pela Universidade do Algarve, tendo como parceiros o Centro Ciência Viva de Tavira, o Município de Tavira e a Direção Regional de Cultura do Algarve.
Para mais informações e inscrições: 281 326 231 | 924 452 528 | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Como elemento facilitador da comunicação e prestação de informação, foram criadas por alguns Municípios Linhas de Atendimento e Apoio à Comunidade.
d) Apoio diverso
Os Municípios continuam a assegurar o fornecimento de alimentos e bens essenciais às populações mais carenciadas.
3. APOIO ÀS AUTORIDADES DE SAÚDE
Mantém-se preparado o Pavilhão Desportivo Municipal da Penha- Faro, para uma eventual necessidade de instalar um Hospital de Campanha.
Decorre hoje, dia 22 de janeiro de 2021, com o apoio do Município de Olhão, através do seu Serviço Municipal de Proteção Civil e do Corpo de Bombeiros, e da empresa TPO - Transportes e Logística, uma operação logística de transporte de Equipamentos de Proteção Individual, da Reserva Estratégica Nacional, constituída no Laboratório Militar, em Lisboa, para a Administração Regional de Saúde do Algarve.
4. AÇÕES DESENVOLVIDAS
Visitas de acompanhamento às Estruturas Residenciais para Idosos e Unidades de Internamento da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados e Centros de Dia: Foram realizadas 565 visitas, desde o dia 5 de agosto, em todos os municípios da Região.
Ações de formação e sensibilização
Os Serviços de Proteção Civil, em parceria com a Autoridades de Saúde e Segurança Social, devidamente adaptadas à realidade territorial de cada concelho, com o apoio dos diversos Agentes de Proteção Civil e demais Entidades Cooperantes, continuam a desenvolver ações de sensibilização e formação junto:
da comunidade escolar;
das comunidades de etnia cigana;
de comunidades estrangeiras;
de igrejas e demais comunidades religiosas;
dos estabelecimentos comerciais;
da comunidade em geral para o uso de máscara.
5. EQUIPAS ESPECIALIZADAS PARA RESPOSTA À SITUAÇÃO PANDÉMICA PELO VÍRUS SAR-CoV-2
No âmbito do PODCoV, encontram-se operacionais, em todos os Corpos de Bombeiros da Região do Algarve, 17 equipas especializadas para resposta à situação pandémica.
9. OUTROS
A próxima Conferência de Imprensa, para realizar ponto de situação das diferentes dimensões da coordenação estratégica, em matéria de prevenção, preparação e resposta, face à pandemia do novo coronavírus (COVID-19), no Algarve, realizar-se-á, sexta-feira, dia 5 de fevereiro de 2021, pelas 10:30 horas, nas instalações do Comando Regional de Emergência e Proteção Civil do Algarve, onde se encontra instalado o Posto de Comando Distrital.
Medidas de segurança e prevenção de contágio por COVID procuram promover distanciamento, percursos definidos para grupos de eleitores e processo de votação célere. O Município de São Brás de Alportel, sob coordenação da Divisão Administrativa, com o apoio do Serviço Municipal de Proteção Civil e com a colaboração da Autoridade Local de Saúde e do Agrupamento de Escolas, encontra-se a preparar o processo de Eleição Presidencial, marcado para o próximo domingo, 24 de janeiro, com as necessárias adaptações ao contexto de pandemia.
Em São Brás de Alportel, a votação vai decorrer entre as 08h00 e as 19h00, no Recinto da Escola Poeta Bernardo de Passos.
Para a segurança de todos, está a ser implementado o seguinte conjunto de exigentes medidas de prevenção de contágio e redução de concentração de pessoas, entre as quais: 💢 A entrada no edifício será realizada por 5 portas exteriores, direcionadas diretamente para as 9 seções de voto. Os eleitores deverão identificar a sua secção de voto, de acordo com o seu nome, dado que as secções obedecem à ordem cronológica e dirigir-se à Porta exterior respetiva;
💢 Equipa distribuída pelo recinto para prestar informação e encaminhamento;
💢 A maioria das secções de voto funcionam em salas com entrada direta pelo exterior;
💢 Foram criados circuitos distintos para cada secção, devidamente identificados, separados e providos de sinalética para assegurar a manutenção do distanciamento;
💢 Todas as secções com o número mínimo de pessoas na sala, condições de distanciamento entre mesa de voto e o eleitor e com gel desinfetante; 💢 O eleitor terá obrigatoriamente que trazer máscara e a sua própria caneta;
💢 Todos os espaços estão a ser adaptados e serão condicionados na sua utilização, para máxima segurança na prevenção;
💢 O serviço de transporte municipal manter-se-á como habitualmente, mas com implementação de redução do número de lugares e demais medidas de segurança. Mais informações no Portal do Eleitor: www.portaldoeleitor.pt
Estará também em funcionamento para prestação de informação no dia 24, o edifício da Junta de Freguesia.
Adaptando-se às regras de um confinamento mais apertado, a Câmara Municipal de Castro Marim interrompeu o transporte social “Castro Marim mais Perto”, uma rede que assegurava a ligação das povoações mais isoladas às sedes das juntas de freguesia do concelho – Castro Marim, Azinhal e Odeleite.
Apesar da adaptação a todas as medidas de segurança e a criação de novas rotas e novos horários, ajustados à nova realidade pandémica, é essencial assegurar que a população do interior do concelho, que pertence maioritariamente a grupos de risco, fique o mais confinada possível, evitando deslocações a zonas onde existe maior risco.
Assim, para assegurar que nada falta a esta população, que por si só já vive em situação de isolamento e, muitas vezes, sem rede social ou familiar de apoio, a câmara municipal ativa novamente o programa “Castro Marim ainda + Solidário”, um serviço de apoio social que faz as compras necessárias, de bens de alimentares, produtos de higiene e medicamentos, e leva ao domicílio desta população fragilizada.
“Pela sua saúde, fique em casa. Nós ajudamos”, é o apelo do “Castro Marim Consigo ainda + Solidário”.
Quem necessitar desta ajuda deverá ligar para um dos seguintes contactos - 961 743 222 ou 281 510 747 – ou enviara email para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.. Poderá fazê-lo entre as 10h e as 17h, nos dias úteis.
Depois do período de encerramento imposto pela pandemia de covid-19, o Complexo das Piscinas Municipais de Olhão reabre ao público esta quinta feira, dia 1 de outubro.
O funcionamento deste equipamento municipal, de segunda a sexta feira, irá obedecer a um conjunto de regras:
- Existirão quatro períodos horários para utilização livre das Piscinas:
- Das 09h00 às 10h15, com saída do Complexo às 10h30;
- Das 11h00 às 12h15, com saída do Complexo às 12h30;
- Das 13h00 às 14h15, com saída do Complexo às 14h30;
- Das 15h00 às 16h30, com saída do Complexo às 16h45.
- Só será permitida a entrada máxima de 32 utentes por período de utilização livre, 16 do sexo masculino e 16 do sexo feminino; - Na entrada de uma criança/bébé com acompanhante, serão contabilizados 2 utentes;
- A entrada deverá ser realizada pela entrada principal e a saída pela porta situada em frente ao bengaleiro;
- Será dada prioridade a marcações por via telefónica (289 700 180 / 964 965 649), que deverão ser feitas no dia anterior;
- A marcação presencial será feita por ordem de chegada, e de acordo com as vagas disponíveis após as marcações telefónicas;
- O distanciamento entre as pessoas deve ser respeitado para todos os utentes e funcionários, inclusivamente no plano de água, com exceção da proximidade necessária para a prestação de cuidados;
- O uso de máscara é obrigatório, e a mesma só deverá ser retirada na saída dos balneários para entrada na nave;
- Não será permitida a utilização de material didático.
Quanto às aulas, para já não serão retomadas, devido às restrições recomendadas pela DGS.