Lagoa move-se Contra o Analfabetismo e Baixas Literacias

Regionais
Tools
Typography

Setembro é o mês da alfabetização e das Literacias (SMAL). O Município de Lagoa participa com um programa diversificado de atividades.

Na Biblioteca Municipal, na Escola de Artes Mestre Fernando Rodrigues, em vários palcos do concelho, e nos meios on line da Câmara de Lagoa, vão surgir diferentes propostas que têm como pano de fundo o combate ao analfabetismo e às baixas literacias que ainda grassam no país e na região do Algarve.

O desafio foi lançado a nível nacional às instituições e agentes locais. O Município de Lagoa associa-se ao SMAL com um programa de contexto e impactos locais.

Assim, na Biblioteca Municipal de Lagoa acontece o «Clube de escrita criativa» animado por David Roque, ao fim da tarde (18h30) de cada segunda feira, 7, 14, 21 e 28 de setembro. «A Música» chega com o músico e professor João Miguel Cunha, pelas 18h00 das quartas feiras, 9, 16, 23 e 30 de setembro. «Semear histórias» é uma proposta para os dias 22, 25 e 29, pelas 10h00. A «Comunidade de leitores» é dinamizada por Cristina Calvino, pelas 18h30 de quinta feira, 24 de setembro. No dia seguinte, 25 de setembro, pelas 18h30, regressam as Tertúlias apresentadas por Maria Luísa Francisco. 

Já na Escola de Artes Mestre Fernando Rodrigues, outro equipamento cultural de gestão municipal, vai comemorar-se o Dia Internacional da Paz a 21 de setembro. A partir das 10h00 mobilizam-se aí as «Artes plásticas pela Paz».

Em ambiente virtual, nos meios on line do Município de Lagoa, promove-se o «II Encontro Municipal de Inovação na educação: partilhas de boas práticas» durante as manhãs de 10 e 11 de setembro.  Na página de facebbok do Município de Lagoa, evocam-se as «Jornadas Europeias do Património 2020», a decorrer nos dias 25, 26 e 27 de setembro, com um jogo (quizz) sobre história local.

Esta convergência de iniciativas pretende assinalar o Dia Internacional da Alfabetização, que em Lagoa coincide com o feriado municipal, a 8 de setembro.  Trata-se de um apelo à responsabilidade social individual e coletiva no combate ao analfabetismo e às baixas literacias. Estão envolvidas a Associação Portuguesa de Educação e Formação de Adultos– Apendências, com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República, apoios do Ministério da Educação, do Instituto de Emprego e Formação Profissional, da Agência Nacional de Qualificação e Ensino Profissional, a Associação Nacional de Municípios Portugueses, a Associação Nacional de Freguesias, entre outras entidades.

GC do Mun Lagoa(Algarve)LagoaAnafalbetismo

 

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS