Odiana abre Inscrições para Prova Fotográfica

Regionais
Tools
Typography

É um passeio de sensibilização ambiental, mas é também uma prova fotográfica que pretende descobrir a natureza e promover o Baixo Guadiana. Inscrições estão abertas para usufruir do património natural com prémios para as melhores fotografias.

Depois de apetrechado o trilho e instalado o Observatório de Avifauna no «Percurso do Cerro do Bufo», em plena Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e VRSA, a inauguração acontece em formato passeio/prova fotográfica.

A iniciativa irá decorrer no trilho Interpretativo do Cerro do Bufo, em Castro Marim, no dia 26 de setembro de 2020 (sábado), a partir das 07h30 e  com duração máxima prevista até às 12 horas. Esta iniciativa é aberta a toda a população, quer para fotógrafos amadores e/ou profissionais.

As categorias fotográficas a concurso são: a) avifauna, b) património hidrológico, c) habitats e ecossistemas. Haverá, no final, a organização de uma exposição  no território do Baixo Guadiana com o espólio fotográfico e prémios para os vencedores!

A inscrição neste passeio/prova é gratuita, mas obrigatória, e deve ser submetida até 22 de setembro estando limitada a um máximo de 30 participantes. A inscrição deve ser submetida no website da Odiana em: https://odiana.pt/2020/09/07/inscreva-se-aqui-para-passeio-prova-fotografica-no-trilho-do-cerro-do-bufo/ onde encontra o Regulamento e Formulário.

Este passeio de sensibilização ambiental, com modalidade de prova fotográfica, tem como principal objetivo valorizar e promover a temática do património natural no Percurso Interpretativo do Cerro do Bufo, designadamente os ecossistemas, os habitats, a avifauna e património hidrológico, através da seleção e classificação de fotografias relacionadas com esta temática. 

A destacar que o Percurso do Cerro do Bufo é linear, de modalidade pedestre e/ou ciclável, com uma distância de cerca de 10,5 km’s (ida e volta) e de dificuldade média. Podem observar-se aqui as salinas industriais, os sapais e esteiro da Carrasqueira e as culturas agrícolas. É um percurso de excelência para birdwatching, sendo que entre as espécies de aves mais assíduas encontramos o flamingo, garça-real, cegonha-branca, perna-longa, pato-real e alfaiate. Saiba no website do baixoguadiana.com mais sobre o Percurso do Cerro do Bufo e/ou descarregue o trilho no wikiloc da Associação Odiana.

Esta iniciativa pretende igualmente a promoção do território do Baixo Guadiana, na vertente de turismo de natureza, bem como instigar a reflexão para a necessidade de conhecer, promover e conservar a biodiversidade. Recorde que o trilho do Cerro do Bufo pertence à Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e VRSA, que por sua vez tem cerca de 2mil ha e foi a primeira Reserva a ser criada em Portugal (continente) em 1975, sendo uma das mais importantes zonas húmidas do país. 

A salientar que esta ação é uma iniciativa da Associação Odiana, através do seu projeto VALAGUA, levada a cabo com a colaboração do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), e com o apoio dos Municípios de Alcoutim e Castro Marim.

O projeto VALAGUA - Valorização Ambiental e Gestão Integrada de Água e dos habitats no Baixo Guadiana transfronteiriço - é uma iniciativa de cooperação entre o Algarve, Alentejo e Andaluzia, Programa Interreg V-A Espanha- Portugal 2014-2020 (POCTEP), e cofinanciado pelo FEDER.

Associação OdianaCerroBufo

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS